Paris vive um boom de consumo durante os Jogos Olímpicos, com um aumento de 26% nas vendas em negócios locais no primeiro fim de semana do evento, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os dados foram divulgados pela Visa, parceira oficial de tecnologia de pagamento dos Jogos Olímpicos.
Cultura, gastronomia e lazer em alta
Os setores que mais se beneficiaram desse aumento foram teatros e museus, com um crescimento expressivo de 159%, seguidos por alimentação e mercearias (42%), restaurantes (36%), bens de consumo (21%) e entretenimento (18%).
Turistas americanos lideram gastos, mas Brasil e Japão surpreendem
Os turistas americanos, titulares de cartões Visa, lideram os gastos estrangeiros (29%), mas o destaque vai para o aumento significativo dos gastos de brasileiros (33%) e japoneses (129%) em relação a 2023.
Jovens impulsionam turismo e pagamentos por aproximação crescem
O número de reservas de voos para Paris aumentou 39% antes dos Jogos, com destaque para o crescimento de 120% nas viagens compradas por jovens de até 35 anos.
Os americanos lideraram o aumento de turistas (64%), seguidos por alemães (61%) e espanhóis (27%). Além disso, 78% das compras internacionais em Paris foram feitas por aproximação, um aumento de 9% em relação ao ano anterior.
Outras cidades francesas também se beneficiam
Saint-Etienne, Lille e Marselha, cidades que também sediam eventos olímpicos, registraram aumento de receita de 214%, 100% e 38%, respetivamente.
A Visa investiu na digitalização de 13 milhões de negócios locais nos últimos quatro anos na Europa e lançou a aplicação Visa Go para conectar turistas e negócios locais durante os Jogos.
Visa destaca impacto positivo dos Jogos Olímpicos na economia local
Charlotte Hogg, CEO da Visa Europa, ressaltou o impacto positivo dos Jogos na economia local e o crescimento do consumo, especialmente entre os jovens: “Os nossos dados mais recentes revelam um aumento significativo das despesas dos consumidores titulares de cartões Visa durante o fim de semana da Cerimónia de Abertura. Estamos particularmente satisfeitos por ver o crescimento do consumo da economia local, uma vez que ajudámos 13 milhões de negócios locais a digitalizarem-se nos últimos 4 anos, na Europa, e que os ligámos aos espetadores através da aplicação Visa Go. O maior envolvimento das gerações mais jovens, que observamos nos dados relativos às viagens, é também uma descoberta empolgante e mostra o alcance e a relevância dos Jogos, hoje e no futuro”.
A empresa construiu uma rede de pagamentos personalizada em Paris e outras cidades, garantindo que os pagamentos contactless da Visa sejam aceites em 3.500 pontos de venda, em 32 recintos olímpicos e 16 recintos paraolímpicos.
Outros artigos interessantes: