A Apple é conhecida por lançar smartphones topo de gama com preços elevados, mas a linha iPhone SE oferece uma alternativa mais acessível para quem procura um iPhone com bom desempenho sem gastar uma fortuna. No entanto, o iPhone SE atual tem um design datado, herdado do iPhone 8, com grandes molduras, botão Home e um ecrã LCD de 750p. Mas parece que a próxima geração do iPhone SE vai trazer grandes mudanças.
De acordo com Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple planeia lançar um novo iPhone SE que, essencialmente, será uma versão renovada do iPhone 14. Isso significa que o novo SE terá um ecrã OLED de alta resolução, que ocupa toda a frente do telemóvel, e Face ID. Embora Gurman não mencione as câmaras, é provável que o novo SE herde as duas câmaras traseiras de alta qualidade do iPhone 14, incluindo uma lente ultra grande angular. E talvez até tenhamos o Modo Noite num iPhone SE pela primeira vez.
Inteligência Artificial num iPhone económico?
Mas a grande novidade não são as câmaras, mas sim a Inteligência Artificial, especificamente a Apple Intelligence. Gurman diz que “podes apostar” que o próximo iPhone SE suportará o conjunto de funcionalidades de IA da Apple. Isso é surpreendente, já que atualmente a Apple Intelligence só está disponível nos modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, equipados com o processador A17 Pro.
Nem mesmo o iPhone 15 e o 15 Plus, lançados no mesmo ano, suportam a Apple Intelligence. Ou seja, podes comprar um iPhone 15 novinho em folha hoje e, no próximo ano, o iPhone “económico” da Apple terá funcionalidades de IA que o teu telemóvel não consegue executar, desde atualizações da Siri com IA até à criação de rascunhos de e-mails.
Económico, mas poderoso
No entanto, esta notícia não é tão chocante quando olhamos para o histórico do SE. A Apple geralmente não compromete o desempenho do SE. O último SE reciclou o mesmo design e câmaras de um smartphone lançado cinco anos antes, mas incluiu o processador mais recente da empresa na época, o A15 Bionic. Se não te importavas com outras funcionalidades premium, podias comprar um iPhone com a mesma potência e desempenho por literalmente metade do preço do modelo topo de gama da Apple.
É provável que vejamos o mesmo com o próximo iPhone SE: a Apple vai “cortar custos” com um design de iPhone que já terá alguns anos, mas provavelmente usará o processador A17 Bionic que está atualmente no iPhone 15 Pro. Esta estratégia também seria uma jogada de marketing fácil para a Apple: queres um iPhone que execute a Apple Intelligence? Todos os nossos novos iPhones, incluindo a nossa opção mais barata, conseguem.
Ficar para trás na corrida da IA
Seria uma pena para quem comprou o iPhone 15, mas a IA generativa ainda é bastante nova e não é óbvio que estas funcionalidades vão ser particularmente revolucionárias. Embora nunca seja divertido ficar de fora das novidades, a Apple Intelligence pode não ser a razão para trocares o teu iPhone incompatível, especialmente porque a Apple ainda suporta o teu iPhone com funcionalidades que não são de IA.
A Apple vai lançar a linha iPhone 16 neste outono e só atualizará o iPhone SE no próximo ano, provavelmente na primavera, por isso ainda vai demorar algum tempo até vermos o que a empresa decide fazer.
Outros artigos interessantes: