O Pixel 9 e o Pixel 9 Pro foram lançados a 15 de agosto, juntamente com outros produtos Google, em vários países. Os novos topos de gama da Google trazem um conjunto de novas funcionalidades e melhorias baseadas em inteligência artificial. No entanto, algumas das principais novidades, como as Pixel Screenshots e o Pixel Studio, não estarão disponíveis em todos os mercados.
As Pixel Screenshots e o Pixel Studio são duas das melhores funcionalidades alimentadas por IA dos novos Pixel 9, mas de momento só estão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Austrália, Singapura, Índia e Malásia. Isto não significa que não cheguem a mais regiões no futuro, mas para já não há informações sobre os planos da Google nesse sentido.
Sendo produtos tão focados em IA, a ausência destas funcionalidades pode ser aborrecida para os compradores nas regiões não suportadas. Esperemos que não demore muito para que a gigante de Mountain View lance as Pixel Screenshots e o Pixel Studio para mais utilizadores em todo o mundo. Entretanto, ainda podes gerar imagens com o Gemini, embora não as possas modificar. Mas não existe uma funcionalidade alternativa nativa para as Pixel Screenshots.
O que são as Pixel Screenshots e o Pixel Studio?
Se já ouviste falar do Windows Recall, então as Pixel Screenshots vão ser-te familiares. Basicamente, conseguem extrair dados diretamente das tuas capturas de ecrã de acordo com as tuas necessidades. No entanto, ao contrário do Recall, só funciona nas capturas de ecrã que tirares, em vez de estar constantemente a “gravar” a tua atividade em capturas de ecrã. As Pixel Screenshots funcionam inteiramente no dispositivo, eliminando preocupações de segurança ou privacidade, das quais a Microsoft se tem defendido.
Por outro lado, o Pixel Studio usa o poder da IA generativa para criar imagens editáveis baseadas em prompts. Ou seja, pode gerar uma imagem que depois podes modificar para obteres um resultado o mais próximo possível do teu ideal original. Já não precisarás de gerar uma imagem completamente nova se não gostares da anterior por causa de algum pequeno detalhe.
Disponibilidade das funcionalidades de IA do Pixel 9
A Google ainda não revelou quando é que planeia lançar as Pixel Screenshots e o Pixel Studio em mais países. É possível que esteja a testar e a aperfeiçoar estas funcionalidades nos mercados iniciais antes de as disponibilizar mais amplamente. Também pode haver questões regulatórias ou de privacidade em certos países que atrasem o lançamento.
Independentemente da razão, é dececionante para os fãs do Pixel em muitas partes do mundo não terem acesso imediato a algumas das funcionalidades mais entusiasmantes dos novos smartphones. Especialmente porque a Google promoveu fortemente as capacidades de IA dos Pixel 9 durante o evento de lançamento.
Se moras num país onde as Pixel Screenshots e o Pixel Studio ainda não estão disponíveis, não te preocupes. Provavelmente chegarão em breve. Entretanto, ainda tens muitas outras funcionalidades fantásticas para explorar no teu novo Pixel 9 ou 9 Pro. Desde a extraordinária câmara com zoom até 10x até ao desempenho ultrarrápido proporcionado pelo novo processador Tensor G3, há muito para desfrutar.
E quando as Pixel Screenshots e o Pixel Studio finalmente chegarem ao teu dispositivo numa atualização futura, será como ter um smartphone novo outra vez. Imagina poderes extrair texto, imagens ou até mesmo código a partir das tuas capturas de ecrã. Ou criares obras de arte únicas geradas por IA e personalizadas ao teu gosto. As possibilidades são infinitas.
Portanto, tem paciência. Com base no histórico da Google, é provável que estas funcionalidades de IA inovadoras cheguem globalmente mais cedo ou mais tarde. E quando isso acontecer, o teu já incrível Pixel 9 ficará ainda melhor.
Outros artigos interessantes: