Google vai permitir que os pais limitem a funcionalidade dos telemóveis e tablets dos seus filhos durante o horário escolar. A empresa anunciou na quinta-feira que está a expandir a funcionalidade “School Time” para determinados telemóveis Android, tablets e relógios Samsung Galaxy ao longo do próximo ano.
A Google lançou inicialmente o “School Time” no seu smartwatch Fitbit Ace LTE em maio. A expansão desta funcionalidade para uma gama mais ampla de dispositivos ajudará a evitar distrações adicionais na sala de aula. Além de permitir que os pais impeçam os seus filhos de aceder a determinadas aplicações, o “School Time” também pode limitar chamadas telefónicas e notificações de mensagens de contactos específicos. Os pais podem ajustar estas definições através da aplicação Family Link da Google.
Como observado pela Google, os adolescentes que não são supervisionados através da aplicação Family Link ainda podem usar o modo de concentração do dispositivo para bloquear notificações quando precisam de se concentrar. Este verão, a Google também permitirá que os pais liguem as suas contas do YouTube às dos seus filhos adolescentes, permitindo-lhes acompanhar a atividade dos filhos na plataforma.
Dispositivos compatíveis ainda não revelados
Embora seja positivo ver a Google expandir o “School Time” para além dos seus wearables, a empresa ainda não especificou quais os telemóveis ou tablets Android que suportarão esta funcionalidade. Será interessante ver se a Apple segue o exemplo, dado que a empresa possui uma funcionalidade semelhante chamada “Schooltime” disponível apenas nos seus smartwatches.
Além da expansão do “School Time”, a Google tem outras novidades em desenvolvimento. Por exemplo, o Chrome vai utilizar inteligência artificial para te ajudar a comparar produtos através das tuas abas abertas. Esta funcionalidade promete simplificar o processo de comparação de preços e especificações, facilitando a vida dos utilizadores.
Integração de IA no Chrome
A Google está a preparar uma nova funcionalidade para o Chrome de desktop que se assemelha ao Circle to Search. Esta funcionalidade permitirá que os utilizadores procurem rapidamente informações adicionais sobre conteúdos visuais encontrados nas páginas web, tornando a navegação mais interativa e informativa.
A inteligência artificial tem sido um tema quente, não só pelas suas inovações, mas também pelos desafios que apresenta, como os problemas climáticos. A tecnologia, incluindo a IA, tem um impacto significativo no consumo de energia, algo que empresas como a Google e a Microsoft estão a tentar mitigar.
A expansão do “School Time” para telemóveis e tablets representa um passo significativo na gestão das distrações tecnológicas nas escolas. Com a crescente preocupação sobre o uso excessivo de dispositivos móveis, esta funcionalidade oferece aos pais uma ferramenta útil para ajudar os seus filhos a manterem-se focados durante o horário escolar. Resta saber como esta funcionalidade será recebida e quais serão os próximos passos da Google neste campo.
Outros artigos interessantes: