O regulador russo das comunicações, Roskomnadzor, impôs multas, no dia 31 de julho, ao Google e ao TikTok por não removerem conteúdo considerado ilegal pelas autoridades do país.
O gigante tecnológico americano foi multado em 5 milhões de rublos (cerca de 58 mil dólares) e a plataforma chinesa em 4 milhões de rublos.
Ofensiva contra empresas estrangeiras
Esta ação insere-se numa campanha mais alargada da Rússia contra empresas de tecnologia estrangeiras que operam no país.
O governo russo tem intensificado a pressão sobre estas empresas, acusando-as de não cumprirem as leis locais e de permitirem a disseminação de conteúdos considerados prejudiciais.
Google e a “propaganda LGBT”
No caso do Google, a empresa foi acusada de não ter removido vídeos do YouTube que as autoridades russas consideram “propaganda LGBT”.
Um vídeo em particular, sobre a comunidade LGBT em São Petersburgo, foi considerado pelos procuradores russos como tendo sido feito por um “agente estrangeiro”, de acordo com a agência de notícias TASS.
A multa surge após a Rússia ter aplicado uma nova lei que restringe o que considera ser “promoção da propaganda LGBT”.
Rússia endurece a legislação
A multa imposta ao Google ocorre após a Rússia ter aprovado uma nova lei que restringe o que considera ser “promoção da propaganda LGBT”.
A lei tem sido criticada por organizações de direitos humanos como um ataque à liberdade de expressão e aos direitos da comunidade LGBT na Rússia.
TikTok também na mira das autoridades
O TikTok, por sua vez, foi multado por não ter removido conteúdos que violam as leis russas. A plataforma chinesa tem sido alvo de crescente escrutínio por parte das autoridades russas, que a acusam de promover conteúdos prejudiciais para os jovens.
As multas impostas ao Google e ao TikTok são mais um capítulo na crescente tensão entre a Rússia e as empresas de tecnologia estrangeiras. O governo russo tem vindo a endurecer a sua postura em relação a estas empresas, numa tentativa de exercer maior controlo sobre a informação e espaço digital no país.
Outros artigos interessantes:
- Entrevista com Paulo Matos da HP: desafios e oportunidades na área de impressão
- “IA garante onda de inovação”: entrevista com Pedro Coelho da HP
- A jornada da TCL Broadband: entrevista a Christophe Yerolymos