A Google está a adicionar mais um membro à família Gemini. Segundo descobertas recentes, a gigante tecnológica está a preparar-se para integrar o seu modelo de linguagem de inteligência artificial (IA), Gemini, nos seus auriculares sem fios Pixel Buds.
Gemini nos ouvidos: uma nova forma de interagir com a IA
A descoberta foi feita pela equipa do 9to5Google, que encontrou linhas de código na app Google (versão 15.31) que sugerem a adição de funcionalidades de IA aos Pixel Buds. A linha de código em questão diz:
“string name=”assistant_bisto_gemini_on_buds_notification_text” Your new AI assistant is on headphones”
Esta mensagem indica que a Google está a preparar uma notificação para informar os utilizadores dos Pixel Buds sobre a disponibilidade do Gemini nos seus auriculares. A referência específica a “buds” sugere que a novidade poderá estrear nos Pixel Buds Pro 2, previstos para serem lançados a 13 de agosto.
Uma funcionalidade prática, mas não revolucionária
É importante notar que a funcionalidade “gemini_on_buds” provavelmente não será revolucionária. Espera-se que permita aos utilizadores ativar o Gemini através dos seus auriculares, funcionando como um proxy Bluetooth. Ainda assim, será uma adição interessante e que já existe em modelos de outras marcas como a Jabra e a Sony. Os utilizadores de AirPods também já podem ativar a Siri nos seus auriculares há algum tempo.
A principal diferença é que a Google está a substituir gradualmente o Assistente pelo Gemini. Existem quatro versões do Gemini: Gemini Ultra, Gemini Pro, Gemini Flash e Gemini Nano. A versão Nano, a mais eficiente e a utilizada nos smartphones Pixel, pode lidar com tarefas de IA no dispositivo sem ligação à internet, mas com capacidades limitadas.
O futuro do Gemini nos Pixel Buds
Em suma, em breve poderás interagir com o Gemini através dos teus Pixel Buds, muito provavelmente com o novo modelo que será lançado a 13 de agosto. Ainda não se sabe se a funcionalidade chegará aos modelos mais antigos dos Pixel Buds, mas como não parece haver nada a acontecer nos próprios auriculares, é provável que todos os modelos Pixel Buds possam vir a ter acesso ao Gemini no futuro.
A integração do Gemini nos Pixel Buds representa mais um passo da Google na sua missão de tornar a IA acessível e útil em diferentes dispositivos. Esta novidade pode trazer novas formas de interagir com a tecnologia e realizar tarefas do dia a dia, como enviar mensagens, fazer pesquisas ou obter direções, tudo através de comandos de voz nos teus auriculares.
Outros artigos interessantes: