Enquanto uns afirmam que a Geração Z não quer trabalhar, outros encaram esse grupo de forma um pouco diferente. Eu por exemplo, acredito que esses jovens possuem um perfil visionário, pois sempre estão tentando equilibrar carreira pessoal com a profissional, tendo como prioridade qualidade de vida e saúde.
Pode não parecer, porém seguir carreira na área de tecnologia requer mais que estudo e prática, exige paciência, autocontrole, jogo de cintura e sim! Sanidade mental.
Para quem não conhece a fundo a área tecnológica envolve muitos estímulos que podem comprometer de forma negativa tanto a saúde física quanto a mental se não forem administradas de forma correta.
Por isso, uma boa parte dos quase 90 milhões que fazem parte da geração Z, estão abandonando carreiras na área de tecnologia e seguindo profissões que não exijam tanta pressão.
O que é Geração Z?
Caso você não saiba ou esteja se questionando, a Geração Z compreende pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010.
Esse grupo de jovens tem como uma de suas principais características a velocidade em suas ações. Tendo como um dos principais pontos da sua personalidade a busca incansável por desafios que equilibrem saúde mental, qualidade de vida e trabalho.
Qual é a idade da Geração Z?
A idade compreende entre 12 e 27 anos em 2024.
Qual é o maior problema da Geração Z?
Um dos maiores problemas são as taxas altas de depressão, ansiedade e angústia. Segundo uma pesquisa realizada pela revista online Intelligent, mais de 20% dos recrutadores perceberam que os candidatos da geração Z levaram seus pais para entrevista de emprego.
Isso mesmo! Você não leu errado.
No Brasil, uma grande parte desses jovens defendem que a presença dos pais nesse momento é importante, pois eles possuem mais experiência no mercado de trabalho, podendo fornecer uma melhor orientação.
5 Motivos Que Fazem a Geração Z se afastar de carreiras na área de Tecnologia
- Propósito e Impacto Social
- Habilidade e Interesses Diversificados
- Formação Profissional e Mudanças na Educação
- Saúde Mental e Equilíbrio na Vida pessoal e profissional
- Grandes Desafios da área
1. Propósito e Impacto Social
Foi-se o tempo em que as pessoas se formavam para realizar o sonho dos pais ou de algum parente querido. Apesar do excesso de informação a que somos submetidos por conta de aplicativos e redes sociais, a Geração Z, que é fora da caixa, vem demonstrando cada vez mais o tal chamado “estado de presença” em suas escolhas.
Fugindo completamente do modo automático. A prova disso é que cada vez mais esses jovens estão buscando profissões que façam sentido e principalmente estejam de acordo com o seu propósito de vida.
E o principal motivo de toda essa consciência na escolha da profissão é causar impacto positivo na sociedade e no mundo. Não fazer por fazer, sabe?
Por isso, muitos deles estão cada vez mais ligados a causas que envolvam sustentabilidade, justiça social e principalmente trabalhos voluntários.
São carreiras que englobam ou tem um pouco haver com essa linha que estão atraindo cada vez mais essa geração, fazendo com que eles se movimentem em um sentido que é contrário à área de tecnologia.
2. Habilidade e Interesses Diversificados
Habilidade e Interesses Diversificados também tem feito os jovens da Geração Z explorarem novos campos. Isso tem feito muitos desses grupos tentarem seguir áreas criativas, focadas em negócios próprios que não tenham relação com setores ligados a carreiras na área da tecnologia. Podemos citar como exemplo, cursos voltados para o setor educacional.
3. Formação Profissional e Mudanças na Educação
Como mencionamos aqui no parágrafo anterior, cada vez mais os jovens da geração Z, têm optado por uma formação profissional que tenha interesses bastante diversificados.
E se pesquisarmos já podemos comprovar aqui a popularização de cursos em plataformas digitais.
Hoje podemos encontrar cada vez mais alternativas de formação que não são tradicionais e os bootcamps e cursos online são uma prova disso. Com isso, é correto afirmar que grande parte dessa geração não tem interesse em seguir alguma carreira tecnológica tradicional.
4. Saúde Mental e Equilíbrio na Vida pessoal e profissional
Atualmente vivemos uma era que prioriza o excesso de informação, redes sociais como Instagram e Tik Tok, por exemplo, fazem parte da rotina da maioria dos brasileiros.
Contudo existe uma boa parcela da geração Z que prioriza e valoriza o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e por isso, preferem se afastar de carreiras que sejam dentro da área de tecnologia, optando por ambientes que fiquem longe de pressão e sigam uma linha mais zeen.
Resumindo, ambientes saudáveis, e que não sejam responsáveis pela produção excessiva de dopamina, que é altamente prejudicial.
5. Grandes Desafios da área
O quinto motivo, e, por isso, não menos importante, é a saturação da área. O avanço da tecnologia e o aumento dos mecanismos de automação fazem com que o ambiente de trabalho, principalmente para os profissionais que atuam na maioria das carreiras tecnológicas, crie um ambiente desafiador e saturado fazendo com que alguns jovens acreditem que outras áreas são mais promissoras.
5 Principais Características da Geração z
Confira abaixo 5 traços fortes que te ajudarão a identificar se aquele indivíduo apresenta traços com a personalidade da geração Z.
- Hiperconectados
- Individualistas
- Tolerantes e ligados a Diversidade
- Ágeis
- Otimistas
Se você parar para analisar com certeza vai notar que a Geração Z tem como um dos traços marcantes comunicar suas emoções por memes e emojis.
Conclusão
Atualmente vivemos em um mundo moderno com uma área extensa voltada para carreiras no setor de tecnologia. Seja com o foco voltados para aplicativos como redes sociais e múltiplos processos de automação, manter o equilíbrio e principalmente a sobriedade dentro desse sistema é um privilégio para poucos.
Você pode conferir aqui que apesar de possuir com uma de suas características traços como a hiperconectividade a Geração Z, tem buscado redirecionar suas aspirações profissionais dando prioridade a saúde.
Até o momento não sabemos ao certo se a Pandemia do Covid 19 originou ou estimulou esse tipo de comportamento, mas o fato é que essa geração prefere sim optar por profissões que envolvam ou estejam ligadas a área de saúde.
Podemos comprovar isso através de uma pesquisa realizada pela National Society of High School Scholars, com mais de 10 mil entrevistados, onde foi constatado que empresas de tecnologia já não brilham os olhos dos jovens que estão iniciando uma carreira.
Outros artigos interessantes: