A Fortinet anunciou um conjunto de atualizações significativas na sua plataforma de segurança OT (tecnologia operacional), com o objetivo de proteger os sistemas ciberfísicos (CPS).
As novidades incluem novos dispositivos, recursos avançados de segurança e a ampliação de parcerias estratégicas, sublinhando o compromisso da empresa em assegurar a proteção das infraestruturas críticas.
Novas funcionalidades de segurança OT
Entre as melhorias, a Fortinet introduziu novas capacidades em redes seguras para ambientes OT, incluindo a identificação aprimorada de ativos e topologia de rede, através do FortiOS OT View, com localização configurável de ativos. Este recurso visa melhorar a identificação e localização dos ativos, bem como as vias de comunicação dentro das redes OT.
Além disso, foram lançados dois novos switches robustos: o FortiSwitch Rugged 216F-POE, ideal para ambientes industriais com elevado uso de largura de banda, e o FortiSwitch Rugged 424F-POE, projetado para suportar dispositivos da Internet Industrial das Coisas (IIoT). Estas atualizações pretendem garantir a segurança e resiliência das infraestruturas OT.
Expansão de soluções
A atualização inclui ainda a introdução de assinaturas de patches virtuais no FortiGuard OT Security Service, visando oferecer proteção contra vulnerabilidades em ativos OT não corrigidos. A Fortinet também reforçou o FortiSRA para acesso remoto seguro, essencial para proteger sistemas críticos contra ameaças externas, e o FortiExtender Vehicle, que agora oferece gestão de frotas em condições adversas, permitindo uma extensão LAN segura para veículos e primeiros socorros.
John Maddison, Chief Marketing Officer da Fortinet, destacou a crescente ligação entre infraestruturas operacionais e o consequente aumento da superfície de ataque. “À medida que vemos cada vez mais infraestruturas operacionais ligadas entre si, maior a superfície de ataque, o que nos leva a um maior risco de ameaças. As ferramentas tradicionais de segurança de tecnologia da informação (TI) são ineficazes e, pior ainda, nem sequer podem ser implementadas num ambiente de tecnologia operacional (OT). A Fortinet tem vindo a desenvolver, há mais de 20 anos, uma plataforma de segurança OT líder na indústria e hoje temos o orgulho de anunciar muitas melhorias para esta solução.”
Relatório sobre a segurança OT
Segundo o relatório “Fortinet 2024 State of Operational Technology and Cybersecurity“, os ciberataques que comprometem sistemas OT têm vindo a aumentar. Quase 73% das organizações reportaram pelo menos uma intrusão que afetou sistemas OT ou uma combinação de sistemas OT e TI, uma subida face aos 49% registados em 2023. Esta tendência reforça a necessidade urgente de implementar soluções de cibersegurança adaptadas a ambientes OT.
A Fortinet, reconhecida recentemente no “2023 Gartner Market Guide para CPS Protection Platforms”, reforça, assim, a sua posição como líder global na proteção de infraestruturas críticas, proporcionando soluções integradas e robustas para um mercado em crescimento.
Outros artigos interessantes: