A Activision, gigante por trás da franquia Call of Duty, anunciou que está a trabalhar para reduzir o tamanho dos downloads dos seus jogos. A ideia é dar aos jogadores mais controlo sobre quais ficheiros querem fazer download. Isso significa que poderás escolher se queres fazer download um determinado ficheiro imediatamente, mais tarde ou nunca. Estas mudanças, há muito esperadas, chegarão antes do lançamento do Call of Duty: Black Ops 6. Fica a saber tudo o que precisas!
Downloads personalizados: o futuro do Call of Duty
Num post no seu blog, a Activision detalhou várias medidas que tomou para garantir downloads mais pequenos. A maior mudança é que o Call of Duty Warzone será separado dos downloads padrão dos títulos anuais. Isso significa que, a partir de agora, não será obrigatório fazer download do Warzone com o título anual. Poderás optar por fazer download separadamente mais tarde.
Só esta decisão vai reduzir o tamanho dos downloads em centenas de gigabytes. A equipa também vai expandir o uso de “texture streaming”. Esta tecnologia vai permitir que o conteúdo menos utilizado seja transferido para uma cache de streaming. Isso vai evitar a necessidade de manter esses ficheiros armazenados localmente o tempo todo e, consequentemente, reduzir o tamanho total dos ficheiros.
A única desvantagem desta medida é que poderás ver conteúdo mais antigo a aparecer em baixa resolução por um breve período, até que a cache de streaming esteja totalmente carregada. A resolução exata vai depender da configuração do jogo que escolheres. A Activision também vai reorganizar os ficheiros do jogo para reduzir ainda mais o tamanho final do download.
Novidades a caminho já em agosto
A Activision afirma que estas mudanças entrarão em vigor com o lançamento da Season 5 Reloaded, a 21 de agosto. O plano de implementação faz parte do roteiro da equipa para o lançamento do Call of Duty: Black Ops 6. Este roteiro inclui testes Open Beta a partir de 30 de agosto, seguidos do lançamento de uma nova interface de utilizador em meados de outubro. O próximo título anual da franquia Call of Duty está previsto para ser lançado a 25 de outubro em todas as principais plataformas de jogos.
O que esperar do futuro
Com estas mudanças, a Activision demonstra que está a ouvir os seus jogadores e a tomar medidas para melhorar a sua experiência. Downloads mais pequenos significam menos tempo de espera e mais tempo de jogo. Além disso, a possibilidade de personalizar os downloads dá aos jogadores mais controlo sobre o que querem instalar nas suas máquinas.
É claro que ainda há desafios a serem superados. A tecnologia de “texture streaming”, por exemplo, pode levar a alguns problemas de desempenho em máquinas menos potentes. No entanto, a Activision parece estar empenhada em otimizar esta tecnologia e garantir que todos os jogadores tenham uma boa experiência.
No geral, o futuro do Call of Duty parece promissor. Com downloads mais pequenos, personalização e uma nova interface de utilizador, a franquia está a preparar-se para oferecer uma experiência ainda melhor aos seus fãs. Resta agora aguardar o lançamento do Call of Duty: Black Ops 6 para vermos todas estas mudanças em ação.
Outros artigos interessantes: