A Porsche está a acelerar a sua transição para veículos elétricos (VE), com o lançamento de novos modelos e a descontinuação de modelos a gasolina, como o Macan, na Europa. A marca está a preparar o terreno para o futuro com o lançamento de novos VEs, incluindo o Macan, Boxster, Cayenne e um modelo topo de gama de sete lugares.
A Porsche lançou o seu primeiro carro totalmente elétrico, o Taycan, em 2019. Em 2021, já era o modelo mais vendido da Porsche na Europa, com quase 42.300 unidades vendidas. No entanto, a marca ainda não conseguiu superar esse número desde então.
O Porsche Taycan 2025 atualizado foi lançado no início deste ano, com mais autonomia, desempenho e carregamento mais rápido. Com a entrega do novo modelo a aumentar, a Porsche espera inverter a situação. Apesar da queda nas margens no primeiro trimestre, a Porsche diz que as coisas estão a melhorar. O CEO Oliver Blume afirma que a Porsche está num ciclo de vendas em “V” com a sua linha mais jovem da história da marca.
A aposta no Macan EV: o futuro da Porsche
A Porsche vai começar a entregar o novo Macan totalmente elétrico no segundo semestre do ano. Depois de revelar o SUV elétrico em fevereiro, Blume gabou-se de que já tinha 10.000 encomendas um mês depois. Em maio, a Porsche iniciou a produção do Macan EV na sua fábrica modernizada em Leipzig. Após vários atrasos devido ao software, os clientes finalmente começarão a receber os seus novos VEs ainda este ano.
Numa entrevista à revista alemã Automobilwoche, o gerente de produto da Porsche, Albrecht Reimold, disse que a marca “vai atingir os nossos objetivos como planeado”. Reimold disse que a Porsche está a construir a última geração do Macan com motor de combustão para a Europa, enquanto se concentra no modelo elétrico.
A partir de meados de 2026, a Porsche estará “totalmente comprometida com o Macan elétrico” na Europa. Reimold está convencido do sucesso do Macan, com encomendas na “ordem dos cinco dígitos”. No entanto, quando questionado sobre a meta de 80.000 Macan EV, Reimold disse: “Não meço o sucesso por um único número.”
Novos modelos elétricos e produção de células de bateria: a visão da Porsche para o futuro
Embora as células de bateria do Macan EV sejam fornecidas pela CATL, a Porsche planeia produzir as suas próprias células na Eslováquia. Reimold disse que a Porsche está a usar a fábrica para construir uma “chamada bateria funcionalmente integrada”. Ele explicou que terá várias vantagens, incluindo um baixo peso. Segundo Reimold, a Porsche terminou o edifício e está na “fase de pré-série”.
A Porsche usará as baterias pela primeira vez no Cayenne elétrico, que será fabricado na Eslováquia. O Porsche Cayenne elétrico deverá estrear em 2026 e já foi visto em testes várias vezes. Antes disso, a Porsche lançará um 718 elétrico, que deverá estrear antes do final de 2024. A Porsche já terminou a produção dos modelos Boxster e Cayman ICE para a Europa.
A Porsche também planeia lançar um modelo topo de gama de sete lugares, o “SUV K1”. Reimold confirmou que “completará a nossa gama de modelos no topo”, mas não deu mais informações. Com vários novos modelos planeados para os próximos anos, a Porsche quer rejuvenescer a marca para o futuro, enquanto acelera a sua transição para VEs.
Outros artigos interessantes: