A OPPO e a Ericsson anunciaram hoje um acordo de cooperação global que abrange o licenciamento cruzado de patentes essenciais (SEP) relacionadas com tecnologias de comunicação celular, incluindo 5G. O acordo também prevê colaboração técnica e expansão de mercado.
Reconhecimento mútuo da propriedade intelectual
“Temos o prazer de anunciar que chegámos a um acordo de cooperação global com a Ericsson. A licença cruzada global de patentes entre as duas empresas inclui patentes essenciais para telemóveis, incluindo 5G. Este acordo reflete o reconhecimento e o respeito mútuos pela propriedade intelectual de cada uma das partes e estabelece uma base sólida para a nossa colaboração. A OPPO sempre respeitou a propriedade intelectual, defendeu a cobrança de taxas razoáveis e apoiou a criação de um ecossistema de PI saudável a longo prazo. O nosso objetivo é resolver os litígios em matéria de PI entre licenciantes e licenciados através de uma negociação amigável, com respeito mútuo pelo valor das patentes.”
Feng Ying, diretor de Propriedade Intelectual da OPPO
OPPO: investimento em pesquisa e desenvolvimento
A OPPO tem investido em pesquisa e desenvolvimento desde a sua fundação, há quase 20 anos, e transformou inovações em propriedade intelectual de elevado valor e experiência do utilizador.
A empresa registou mais de 103 mil pedidos de patentes em todo o mundo, com mais de 57 mil patentes concedidas. Em 2023, a OPPO ficou em nono lugar a nível mundial em pedidos de patentes registados ao abrigo do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT).
Liderança em patentes 5G
A OPPO é um dos principais detentores de SEP 5G e líder mundial na inovação de dispositivos inteligentes. A empresa promove ativamente a implementação e aplicação de normas tecnológicas em toda a indústria, tendo registado mais de 6200 pedidos de patentes globais para normas de comunicação 5G em mais de 40 países e regiões.
A OPPO declarou mais de 3700 famílias 5G ao Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) e apresentou mais de 12 mil documentos de normas ao Projeto de Parceria de Terceira Geração (3GPP).
De acordo com o “Global 5G Standard-Essential Patents and Standard Proposal Study Report (2023)” da Academia de Tecnologia da Informação e Comunicação da China (CAICT) e o “Global 5G Standard-Essential Patent Strength Report” publicado pela IPlytics em outubro de 2023, a OPPO está entre os primeiros a nível mundial em termos de força SEP 5G.
Outros artigos interessantes: