A Microsoft enfrentou, nesta quarta-feira, uma falha global que afetou diversos dos seus serviços e aplicações, causando transtornos a utilizadores em todo o mundo.
O problema, que se prolongou por várias horas, teve um impacto significativo, incluindo o cancelamento de voos de uma companhia aérea americana.
Voos cancelados e atrasados devido à falha nos serviços em nuvem
A falha nos serviços em nuvem da Microsoft afetou particularmente as companhias aéreas de baixo custo nos Estados Unidos. A Frontier Airlines viu-se forçada a cancelar vários voos devido à interrupção temporária dos seus serviços, provocada pela falha da Microsoft. No total, 147 voos foram cancelados e 212 sofreram atrasos.
Para além dos problemas nas companhias aéreas, utilizadores do sistema operativo Windows também relataram que a falha da Microsoft causou falhas repentinas nos seus computadores, com alguns a depararem-se com o temido ecrã azul da morte (BSOD).
A Microsoft, através da sua conta 365 Status no X (antigo Twitter), comunicou o problema e informou que estava a trabalhar para o resolver. Após cerca de sete horas de interrupção, a empresa conseguiu restabelecer os seus serviços, que voltaram a funcionar normalmente. No entanto, o impacto da falha foi significativo para as empresas que dependem totalmente dos serviços da Microsoft.
Falha global destaca a dependência das empresas dos serviços Microsoft
Esta falha global da Microsoft serve como um alerta para a dependência crescente das empresas dos serviços em nuvem e da importância de ter planos de contingência para lidar com este tipo de interrupções.
A gigante tecnológica já resolveu o problema, mas as consequências da falha ainda se fazem sentir, especialmente para as empresas que foram mais afetadas.
Outros artigos interessantes: