Paulo Matos, Inkjet & Laser Volume Category Manager da HP Portugal, numa entrevista exclusiva ao TecheNet, revela como a empresa está a responder à transformação do mercado de impressão, impulsionada pelas alterações nos hábitos de consumo e pela crescente preocupação ambiental.
A HP aposta num portefólio diversificado de produtos e serviços inovadores, procurando satisfazer as necessidades de diferentes perfis de consumidores, desde utilizadores domésticos a microempresas.
Paulo Matos destaca o sucesso do serviço de subscrição de consumíveis Instant Ink, que já conquistou mais de 5.000 novos clientes em Portugal no último trimestre, e realça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a inovação em tecnologias de impressão.
A entrevista aborda ainda os desafios e oportunidades do mercado, as principais inovações da HP na área de impressão doméstica e o papel da inteligência artificial neste setor.
A entrevista com Paulo Matos da HP
TecheNet – Quais são os principais desafios e oportunidades que a área de impressão doméstica enfrenta atualmente?
Paulo Matos – A impressão tende a ser mais seletiva e responsável, quer seja em casa, quer em ambiente empresarial.
O mercado de impressão, tal como em outros segmentos, ajusta-se com naturalidade às mudanças da sociedade, das necessidades que se transformam, assim como às alterações nos comportamentos e hábitos do utilizador.
Muitos, já decretaram o fim da impressão há muitos anos. Na verdade, no passado imprimia-se quase tudo o que se produzia. Atualmente seria impensável isso acontecer tendo em conta a quantidade enorme de conteúdos que são produzidos. Hoje, todos nós somos mais seletivos, com mais consciência ecológica, gerindo custos e gerindo recursos. Imprimimos e continuaremos a imprimir, mas cada vez mais com mais consciência do que imprimimos.
Mas a impressão vai então acabar? Não prevemos que tal possa acontecer num futuro próximo. Acreditamos que o papel e a impressão continuarão a ter um papel fundamental na vida das pessoas. Quando estudam, em ambiente de empresa ou mesmo quando se quer impressionar um familiar ou um cliente.
A HP estará sempre ao lado dos seus clientes oferecendo os melhores produtos, melhores serviços e soluções que ajudem o cliente a fazer escolhas acertadas e de acordo com as suas necessidades e preocupações.
Construímos os nossos produtos com o objetivo de satisfazer as necessidades dos nossos clientes, com qualidade e robustez, com preocupações com a pegada ecológica e com a segurança dos dados dos nossos clientes.
TecheNet – Como se está a adaptar a HP às mudanças nos hábitos de impressão dos consumidores?
Paulo Matos – A HP está constantemente a inovar e a principal razão da sua inovação é atender às necessidades dos seus clientes, apresentando o melhor produto e que melhor responde às suas necessidades.
Também por isso é que a HP é a marca de impressão que tem o mais vasto portfolio da indústria.
Temos tecnologia de jato de tinta e de laser, que endereça necessidades e clientes diferentes.
Temos desde equipamentos domésticos, de fotografia, A4, A3, mobile, com impressão tradicional, tank, contratuais e de grande tiragem. E poderíamos entrar em detalhe em mercados de nicho onde temos uma presença considerável, como é o caso do grande formato ou outros.
Temos soluções de impressão como é o caso do HP+, onde oferecemos um ano de garantia adicional e mais funcionalidades na nossa App HP Smart.
Temos um serviço de páginas, o Instant Ink, que garante comodidade com a entrega dos tinteiros em casa e melhor preço por página, independentemente da cobertura de impressão usada.
TecheNet – Instant Ink é um sucesso em Portugal? Pode justificar com números? Qual o motivo, na sua opinião, para este sucesso?
Paulo Matos – O serviço de Instant Ink é claramente uma aposta ganha pela HP. Os clientes que usufruem deste serviço demonstram níveis de satisfação e de permanência muito elevados.
O Instant Ink é um serviço que garante uma satisfação elevada do cliente, pela poupança que proporciona, pela comodidade de receber os consumíveis em sua casa e pelo conforto de nunca ficar sem tinta para imprimir.
Estes são os motivos para que mês após mês o Instant Ink tenha mais adeptos e não é de estranhar que a nossa maior forma de divulgação é a satisfação dos clientes que nos recomendam.
A cada trimestre crescemos em novos clientes e como referência temos que no último trimestre ultrapassamos os 5.000 novos clientes que acumulam com todos os restantes que já tinham aderido em trimestres anteriores desde a introdução deste serviço em Portugal.
Este serviço tem tudo para que seja a melhor opção de impressão para qualquer cliente doméstico, profissional liberal ou mesmo uma PME.
Pela poupança até 70% face ao modelo de compra de consumíveis “tradicional”, pela comodidade de receber os consumíveis na morada desejada, por nunca ficar sem consumíveis disponíveis para imprimir, por ser igual imprimir a cores ou a preto ou fotografia, pela flexibilidade de alterar os planos mediante as necessidades de impressão mensais e por não ter qualquer fidelização.
Este serviço foi inicialmente pensado para o cliente doméstico, mas rapidamente conquistamos outros clientes com perfis mais profissionais e iremos seguramente num futuro próximo encontrar mais e melhores soluções para aumentar ainda mais a satisfação destes clientes. Sabemos que 20% dos clientes escolheram um plano com 300 ou mais páginas mensais.
TecheNet – Existe uma área de sobreposição entre o mercado de impressão doméstica e de microempresas em Portugal? Como consegue a HP responder com soluções para este cenário?
Paulo Matos – O mercado português tem essa característica que continuamos a conseguir endereçar sem qualquer dificuldade. Na verdade, temos equipamentos que se adaptam aos dois mercados, quer na tecnologia a jato de tinta quer em laser. Temos as melhores soluções, o design, a simplicidade de utilização e a qualidade de impressão, que sempre foram as bandeiras da HP e que são reconhecidas pelos nossos parceiros e clientes.
Pretendemos que os nossos clientes façam uma escolha assertiva da sua impressora para que se ajuste às suas necessidades e que garanta a sua melhor satisfação. Para isso temos vários segmentos de produto e modelos que conseguem salvaguardar as necessidades de cada cliente.
E dependendo do tipo de utilização ou necessidade, o cliente HP tem um vasto leque de opções que de uma forma simplista poderíamos agrupar desta forma:
Se pretende imprimir poucas páginas por mês e se não tem grandes exigências de velocidade a melhor solução é uma Deskjet.
Se pretende um equipamento com mais características, mais robusto então a melhor solução é uma ENVY.
Se imprime fotografia, procura qualidade máxima de impressão e é um cliente exigente, escolha uma ENVY Inspire.
Se imprime bastante, necessita de um equipamento robusto e com qualidade, a melhor solução é uma Officejet Pro. Equipamento ideal, para profissionais liberais, professores, estudantes e micro ou pequenas empresas.
Se imprime mesmo muito volume, ou se imprime apenas a preto e branco a melhor opção é uma Laserjet.
Se apenas se preocupa com o custo por página uma outra opção será a Smart Tank
Por fim, para todos os clientes que se preocupam com os custos por página e não abdicam de qualidade. Que imprimem com grande cobertura de página, com muitos gráficos ou fotografia, optem pelo serviço de páginas Instant Ink, é a solução mais económica, mais cómoda e mais sustentável. Com entrega em casa dos tinteiros e sem preocupação com o consumo de tinta, apenas paga as páginas, quer sejam elas apenas texto, com gráficos ou mesmo fotografias. O custo é sempre o mesmo independente da tinta gasta na impressão do seu documento.
TecheNet – Quais as principais inovações da HP na área de impressão doméstica? Seviços de subscrição de consumíveis? Tinteiros extra-large?
Paulo Matos – Como já afirmei a impressão tende a ser mais seletiva e responsável, quer seja em casa, quer em ambiente empresarial. As preocupações ambientais serão cada vez uma voz mais ativa na sociedade. A HP não poderia estar mais alinhada com os seus clientes nesta preocupação.
A HP está constantemente a inovar, à procura das melhores soluções e uma das áreas de maior investimento em R&D é na investigação de novas formulações de tinta, que em conjugação com o hardware criam um sistema interligado que garante a melhor qualidade de impressão, mas também uma maior eficiência no consumo de tinta.
Por outro lado, ao oferecer o serviço de páginas Instant Ink conseguimos entregar ao cliente consumíveis de maior capacidade e que duram muito mais tempo até se esgotarem, diminuindo o número de tinteiros necessários assim como as respetivas embalagens. Neste serviço estamos constantemente à procura de melhorar a nossa oferta aos nossos clientes e iremos sempre que faça sentido propor novas e diferentes alternativas de serviço.
Temos também a solução de impressão HP+, em que oferecemos um ano de garantia adicional e que contabilizamos as páginas impressas nestes equipamentos procedendo a posterior reflorestação para compensação do papel usado nestes equipamentos.
Nas impressoras que lançamos este ano de 2024 temos modelos, como é o caso das Deskjet, que são produzidas com 60% de plásticos reciclados e nas OfficeJet Pro utilizamos até 45% de plásticos reciclados.
TecheNet – O que vai ser the next big thing nesta área?
Paulo Matos – Sabemos que este fenómeno é transversal, mas não podemos esconder que a Inteligência Artificial, também na impressão permitirá num futuro próximo uma transformação da forma como se imprime e o que se imprime.
Por outro lado, as preocupações ambientais não deixarão de estar presentes na mente do consumidor, tornando esta questão cada vez mais relevante no que à impressão diz respeito.
Tal como referi na questão anterior, a HP está constantemente a inovar, à procura das melhores soluções e uma das áreas de maior investimento em R&D é na investigação de novas formulações de tinta, que em conjugação com o hardware criam um sistema interligado que garante a melhor qualidade de impressão, mas também uma maior eficiência no consumo de tinta.
TecheNet – Qual o papel da IA no mercado da impressão doméstica? O que podemos esperar num futuro próximo nesta área?
Paulo Matos – A inteligência artificial é uma realidade e vai tocar em todos os segmentos da sociedade de uma forma ou de outra, necessitando de mais ou menos tempo até influenciar de forma indelével.
O mercado de impressão não será uma exceção e influenciará de forma significativa.
Já começamos a ter algumas perspetivas de como a IA poderá facilitar e simplificar todo o processo de impressão, permitindo otimização e aumento de produtividade.
Permitirá ao consumidor transpor toda a sua capacidade criativa com eficácia e simplicidade até ser impressa. A melhoria do resultado final de impressão permitirá dar espaço a novas formas e necessidades de imprimir.
Mais informações sobre a HP no site oficial.
Outros artigos interessantes: