Num evento que reuniu parceiros, clientes e empresas de vários setores de atividade, a Masterlink falou sobre a forma como as empresas podem endereçar o tema da conformidade, e transformar todos os desafios em oportunidades de inovação, e sobre como a Plataforma Masterlink ajuda as empresas a fazerem a transição digital sem necessitarem de recursos tecnológicos especializados, e assegura a conformidade de tudo, sem preocupação com infraestrutura, uma vez que tudo é cloud-based.
Compliance representa uma complexidade adicional ou uma oportunidade de melhoria e inovação? Esta foi apenas uma das principais ideias que deram mote ao tema do mais recente Mastercoffee – “Transição Digital: Compliance, uma questão (de) prática”, organizado pela Masterlink.
A conformidade é muitas vezes vista como um mal necessário, impõe exigências substanciais às empresas, mas a tecnologia pode transformar este desafio numa oportunidade de eficiência e inovação. Ao tirar partido da tecnologia, as empresas podem manter a conformidade total, enquanto libertam recursos humanos valiosos para se concentrarem em atividades comerciais essenciais e iniciativas estratégicas, melhorando, em última análise, a produtividade e a competitividade globais.
Tem de haver equilíbrio entre compliance e produtividade
Sobre processos e compliance, João Fernandes, partner da OnGlobal, deixou a questão: será que compliance representa uma complexidade adicional ou uma oportunidade de melhoria e inovação? A conformidade representa uma oportunidade de melhoria e inovação e não apenas uma complexidade adicional. Com o aumento da carga regulamentar devido à maior ênfase na transparência e na ética, as empresas são obrigadas a adaptar as suas práticas para cumprir estas normas. Encarar a conformidade como uma oportunidade permite às empresas simplificar as suas operações, implementar as melhores práticas e promover uma cultura de integridade e responsabilidade. Esta abordagem proactiva não só assegura o cumprimento dos regulamentos, como também melhora a eficiência operacional e cria confiança junto das partes interessadas. Ao integrar a conformidade no seu planeamento estratégico, as empresas podem descobrir áreas de inovação, melhorar a sua vantagem competitiva e, em última análise, impulsionar o crescimento sustentável.
Por outro lado, ver a conformidade como um obstáculo pode levar a consequências negativas significativas. As empresas que resistem aos requisitos regulamentares arriscam-se a enfrentar “multas e danos reputacionais sérios”, referiu o executivo. Perceber a conformidade como um obstáculo pode comprometer a inovação e conduzir à perda de oportunidades de melhoria dos processos e de diferenciação no mercado.
Vilma Franco, Head of Digital Transformation Solutions da OnGlobal, enfatizou a importância de uma implementação eficiente e da monitorização periódica dos processos empresariais. “Fraude, cibercrime, ESG, pressões geopolíticas e maior regulamentação são alguns dos perigos a nível de compliance”. A presença da inteligência artificial no quotidiano tem um impacto significativo em todas estas áreas.
AI fundamental na melhoria dos esforços de conformidade
Segundo Vilma Franco, a natureza dinâmica da conformidade necessita de uma infraestrutura tecnológica robusta e flexível que possa responder rapidamente a novos regulamentos e normas. As soluções baseadas em IA podem simplificar os processos de conformidade, reduzindo a carga sobre os recursos humanos e aumentando a precisão. Ao promover um ambiente de colaboração em que os recursos tecnológicos e humanos trabalham em conjunto, as empresas podem conseguir uma integração perfeita da IA nas suas estratégias de prevenção da fraude. Isto não só melhora a segurança e a conformidade, mas também impulsiona a inovação e a eficiência dentro da organização, posicionando-a para lidar melhor com futuros desafios e oportunidades.
A inteligência artificial (IA) desempenha um papel fundamental na melhoria dos esforços de conformidade. Os sistemas orientados para a IA podem analisar grandes quantidades de dados de forma rápida e precisa, identificando potenciais questões de conformidade antes que estas se transformem em problemas significativos. Além disto, a IA pode ajudar na análise preditiva, ajudando as empresas a antecipar futuros desafios de conformidade e a abordá-los de forma proactiva.
Tecnologia é chave para transição digital sem problemas de conformidade
Pegando no tópico da IA, e na tecnologia enquanto facilitadora dos processos de conformidade e transformação digital, Nuno Rosa, Diretor de Marketing e Operações da Masterlink, sublinhou que a inteligência artificial “vai acompanhar-nos com naturalidade, e afetará temas como ética e cibersegurança“. Contudo, refere, também trará benefício.
“A Masterlink tem dado passos para a integração de IA na sua tecnologia, mas tal tem sido feito de forma muito ponderada, bem planeada e testada, para que seja totalmente segura“. O diretor da Masterlink explicou: “Melhorámos a plataforma Masterlink para acompanhar a evolução das necessidades do mercado, permitindo que empresas não tecnológicas façam a transição digital sem necessitarem de recursos tecnológicos especializados, assegurando assim a conformidade, tudo sem se terem de preocupar com infraestrutura, pois é tudo cloud-based“.
Francisco Chaves, responsável de parceiros da AWS em Portugal, começou por referir que a colaboração entre a AWS e a Masterlink tem sido essencial para o desenvolvimento de soluções eficazes que apoiam a transição digital e garantem a conformidade com as normas. “A conformidade é um mal necessário, e a tecnologia ajuda muito ao libertar as pessoas e as empresas desta necessidade”.
A AWS possui inúmeras certificações, sendo as mais relevantes as ISO e a conformidade com RGPD, além de estar alinhada com a estratégia cloud da administração pública. Especificamente para Portugal, a AWS conseguiu uma certificação da GNS, tendo atingido o nível “Informação Nacional Reservada”. Francisco Chaves fez ainda questão de sublinhar que a Plataforma Masterlink está certificada pela AWS, empresa que é muito exigente na sua certificação.
“A plataforma da Masterlink foi bem-sucedida em todos os testes da Well-Architectured Framework, que reúne as melhores práticas da AWS a nível de Otimização de custos; Excelência operacional, Eficiência do desempenho, Resiliência, Segurança e Sustentabilidade.”
O evento contou com a presença de várias empresas e teve no palco principal a Masterlink, os parceiros AWS e OnGlobal.