Prepare-te para ver um aviso no teu Instagram e TikTok: “Potencialmente prejudicial”. Pelo menos é o que defende o Cirurgião-Geral dos EUA, Vivek Murthy.
Murthy está preocupado com os efeitos das redes sociais, especialmente em adolescentes. Ele quer que um aviso bem grande apareça nestas apps, tipo aqueles que vemos nos maços de tabaco. Será que vai resultar? Murthy acha que sim, que pode alertar as pessoas e mudar comportamentos.
O que dizem os especialistas e legisladores?
Esta ideia não é nova. Há anos que especialistas e legisladores criticam as redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e Snapchat, por causa dos seus efeitos negativos nos mais novos.
E a lista de problemas é longa: menor capacidade de concentração, problemas de imagem corporal, bullying online e até risco de predadores sexuais.
Um debate antigo com poucas mudanças à vista?
Em janeiro, os CEOs do TikTok, Snap, Meta (que é dona do Facebook e Instagram) e representantes do Twitter (agora X) e do Discord foram interrogados por senadores americanos sobre a segurança das crianças online.
O senador republicano Lindsey Graham até acusou-os de terem “sangue nas mãos” por não protegerem os jovens utilizadores de predadores sexuais. E agora? O que vai acontecer?
Aviso nas redes sociais: será que vai mudar alguma coisa?
Bem, a minha opinião é que as coisas vão continuar na mesma, mesmo com um aviso no Facebook. Já viste algum fumador deixar de fumar por causa das imagens horríveis nos maços de tabaco? Eu também não.
A verdade é que o mal já está feito. Em vez de pôr um aviso nas redes sociais, o governo podia era castigar os pais que dão smartphones e tablets a crianças de dois anos para brincar o dia todo.
Alguns estados dos EUA já estão a tomar medidas
Alguns estados dos EUA, como Nova Iorque, já estão a tomar medidas para proteger as crianças dos efeitos negativos das redes sociais.
Por exemplo, Nova Iorque aprovou uma lei que proíbe as plataformas de mostrarem conteúdos “viciantes” a menores de 18 anos sem o consentimento dos pais. Na Florida, o governador Ron DeSantis assinou uma lei que proíbe crianças menores de 14 anos de usarem redes sociais e exige o consentimento dos pais para jovens de 14 e 15 anos.
E tu, o que achas desta história toda? Achas que um aviso nas redes sociais vai mudar alguma coisa? Ou achas que o problema é mais fundo e precisa de outras soluções?
Outros artigos interessantes: