Uma das lutas mais esperadas da categoria meio-pesado do campeonato UFC 128 foi entre o jovem lutador americano Jon Jones (12-1) e seu adversário brasileiro, Mauricio Rua (19-4). A luta aconteceu no dia 19 de março de 2011 em Nova Jersey. Seu objetivo era lutar pelo título dos meio-pesados do UFC. A vitória foi conquistada pelo jovem e ambicioso americano Jon Jones aos 23 anos e com isso se tornou o número um da categoria meio-pesado, além de o mais jovem campeão do UFC. A luta entre eles ficou para a história, e rever a luta entre eles ainda é interessante até hoje.
A importância da luta para os dois lutadores
O brasileiro Mauricio Rua no início dos anos 2010 era considerado um dos lutadores mais invencíveis em sua categoria de peso. Sua lista de conquistas foi realmente enorme, e incluiu muitos títulos únicos, um dos quais foi o campeão do torneio Grand Prix PRIDE 2005. Também por muitos anos ele foi o atual campeão do UFC na categoria meio-pesado, mas ele logo perdeu este título.
Na época da batalha com Mauricio Rua, Jon Jones já era considerado um lutador bastante promissor para sua idade, passando por torneios praticamente invicto. Foi esse homem quem se tornou o favorito da lenda do esporte. Muitos torcedores do campeão brasileiro acreditavam que ele conseguiria colocar um jovem lutador em seu lugar e conseguiria reter o título do campeonato, mas as circunstâncias jogaram um pouco contra ele. A primeira defesa do título estava marcada contra Jon Jones, que o brasileiro Mauricio Rua não conseguiu realizar. O dominante americano não deu chance ao campeão em cada um dos três rounds, dominando-o e esmurrando-o impiedosamente antes de reivindicar uma vitória merecida e todos os rounds dessa luta podem ser vistos no Brabet.
Destaques e táticas de Jones
A luta entre Jon Jones e Mauricio Rua pelo título dos meio-pesados do UFC 128 não parecia inicialmente equilibrada. O “Shogun” brasileiro era significativamente inferior ao adversário em tamanho, e também preferia trabalhar em posição de combate. O americano não tentou usar táticas de luta particularmente complexas, pelo contrário, na maioria das vezes simplesmente pressionou o oponente com seu tamanho e o ritmo bastante rápido de seus golpes. Particularmente eficazes foram os golpes de cotovelo que Jones desferiu diretamente na cabeça de Rua, quebrando-lhe decentemente o rosto. Tal surra pôde ser observada ao longo de três rounds, no último dos quais o lutador brasileiro conseguiu se levantar brevemente e logo voltou ao ringue.
A luta entre os dois durou mais de dois minutos e 37 segundos após o início do terceiro round, após o qual Jon Jones se tornou o mais jovem campeão de toda a história do MMA. Há também uma declaração que sugere que Jon Jones é um lutador sujo. Na maioria de suas lutas, o campeão americano usou cutucadas nos olhos dos adversários, o que é proibido pelas regras, e por isso foi acusado disso. Embora isso fosse verdade, ele se recusou de todas as maneiras possíveis a admitir qualquer transgressão de sua parte. Ele afirma que nos momentos em que ocorre esse truque sujo, ele o faz sem querer, mas apenas instintivamente.
Impacto da luta no futuro da divisão
Jon Jones, depois de algum tempo, sem reservas, se tornaria o melhor lutador da história na categoria meio-pesado. Às vezes pode até parecer que ele se tornou o melhor de todo o MMA pois, no total, conseguiu fazer 11 defesas de título com sucesso, após a encantadora derrota de Mauricio Rua. Para muitos atletas de todas as divisões, o campeão americano se tornará um modelo e objeto de inveja, isto é, provavelmente, devido ao excelente histórico de lutas de John, nomeadamente a relação entre o número de vitórias e o número de derrotas.
No momento, o contador de lutas está 26-2, ou seja, 26 vitórias e apenas duas derrotas, o que é um resultado muito invejável para muitos lutadores do campeonato do UFC. Vale destacar que uma das derrotas ocorreu antes do encontro com Mauricio Rua, e a segunda depois dele. Em 2023, o campeão dos meio-pesados decidirá passar para a divisão dos pesados, deixando a carreira no lugar anterior, mas isso não dificultará a promoção do lutador americano.
As perspectivas de Rua após a derrota
O caminho para a glória do atleta brasileiro foi mais espinhoso e complicado que o do adversário. Em parte, isso se deveu à amizade com o compatriota Wandel Silva. Literalmente, o ex-campeão, ficou na sombra do companheiro, incapaz de seguir em frente com ritmo confiante em sua carreira no wrestling.
Logo após a derrota para Jon Jones, a carreira de Mauricio começou a declinar acentuadamente, isso, provavelmente, se deveu ao choque após uma derrota tão grave e a perda do título do campeonato. Após essa luta, foram realizadas mais 18 lutas, das quais apenas oito foram coroadas com vitórias. No momento, as coisas não estão indo muito bem para o atleta devido à pressão constante para encerrar a carreira.