A InPost, empresa líder em soluções de logística para comércio eletrónico na Europa, está a implementar um projeto piloto inovador com a instalação de Lockers autónomos alimentados por energia solar.
Estes novos equipamentos dispensam a ligação à rede elétrica, graças à utilização de painéis fotovoltaicos e baterias para armazenamento de energia, mesmo em temperaturas negativas.
Lockers autónomos: flexibilidade e sustentabilidade
Os Lockers autónomos da InPost mantêm todas as funcionalidades dos modelos standard, com a vantagem de poderem ser instalados em qualquer local, independentemente da disponibilidade de energia elétrica.
A iluminação destes equipamentos é otimizada para reduzir o consumo energético, diminuindo para 30% da potência após o anoitecer e desligando completamente durante a madrugada.
Projeto piloto em 4 países europeus
O projeto piloto abrange quatro países europeus: Polónia, Reino Unido, Itália e França. Na Polónia, nove máquinas já foram instaladas em Cracóvia e Gdansk. Em Florença, Itália, três máquinas estão em funcionamento desde o final de maio, sem necessidade de substituição de baterias. Em Londres, Reino Unido, duas máquinas estão em fase de testes. Em França, o piloto tem início previsto para o final de junho em Lille, com a instalação de nove máquinas.
Para garantir o funcionamento dos Lockers autónomos em períodos de menor exposição solar, a InPost está a instalar “máquinas-mãe” ligadas à rede elétrica, que recarregam as baterias dos Lockers autónomos.
A empresa planeia expandir a rede de Lockers autónomos, aproveitando a flexibilidade proporcionada pela sua independência da rede elétrica.
Compromisso com a descarbonização e inovação tecnológica
Izabela Karolczyk-Szafrańska, Diretora de Marketing & ESG Officer do Grupo InPost, destaca a importância deste projeto para a estratégia de descarbonização da empresa e a sua liderança em inovação tecnológica. Os Lockers autónomos representam um passo significativo na redução da pegada de carbono da InPost e na expansão da sua rede de equipamentos, tornando-a mais acessível aos clientes.
A InPost, primeira empresa na Polónia com metas de neutralidade carbónica até 2040 aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), reforça o seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor logístico.
Para mais informações sobre a InPost, visite o site oficial.
Outros artigos interessantes: