Um estudo recente da Sophos, intitulado “Cyber Insurance and Cyber Defenses 2024: Lessons from IT and Cybersecurity Leaders”, revela que 97% das empresas com seguros cibernéticos (ciberseguros) ) investiram em melhorias nas suas defesas para cumprir os requisitos das apólices.
Desse total, 76% afirma que essas melhorias foram cruciais para obter cobertura, 67% para conseguir melhores preços e 30% para garantir melhores condições nas apólices.
Custos de recuperação de ciberataques superam cobertura de seguros
Apesar dos investimentos em segurança, o estudo também destaca que os custos de recuperação de ciberataques estão a ultrapassar a cobertura dos seguros.
Apenas 1% das empresas que solicitaram indemnização receberam 100% dos custos de remediação do incidente da sua seguradora. A principal razão para essa lacuna é o facto de os custos totais excederem o limite da apólice.
Melhorias em ciberdefesas geram benefícios adicionais para as empresas
Chester Wisniewski, Director, Global Field CTO da Sophos, enfatiza que muitas empresas ainda não implementaram práticas básicas de cibersegurança. No entanto, a exigência das seguradoras por melhorias nessas defesas está a ter um impacto positivo na segurança das empresas em geral.
Entre os 5.000 líderes de TI e cibersegurança entrevistados, 99% das empresas que melhoraram as suas defesas para obter seguro cibernético também relataram benefícios adicionais de segurança, como melhor proteção, recursos de TI e menos alertas.
Ciberseguros como parte da solução para a segurança cibernética
Wisniewski conclui que os investimentos em ciberdefesas geram um “efeito cascata” de benefícios, permitindo que as empresas aloquem recursos para outras defesas e melhorem a sua postura de segurança de forma mais abrangente.
Embora os ciberseguros não eliminem os ataques de ransomware, podem ser uma parte importante da solução para a segurança cibernética.
Leia o relatório completo “Cyber Insurance and Cyber Defenses 2024: Lessons from IT and Cybersecurity Leaders” no website Sophos.com
Outros artigos interessantes: