A OpenAI e a revista Time anunciaram na quinta-feira (27 de junho) um acordo plurianual que concede à criadora do ChatGPT acesso a mais de 100 anos de conteúdo da Time.
ChatGPT com acesso a mais de um século de conteúdo
O ChatGPT poderá vincular e citar artigos da Time em resposta às consultas dos utilizadores, informaram as empresas em comunicado conjunto. Ao mesmo tempo, a revista terá acesso à tecnologia da OpenAI para desenvolver produtos internamente.
A notícia surge num momento em que empresas globais de inteligência artificial (IA) competem para estabelecer parcerias com provedores de conteúdo, com o objetivo de aprimorar a inteligência dos seus modelos de IA.
A OpenAI anunciou recentemente parcerias com o Financial Times, a Axel Springer (proprietária do Business Insider), a Prisa Media (Espanha) e Le Monde (França).
Contraste com outras empresas de notícias
“Estamos a fazer uma parceria com a Time para facilitar o acesso das pessoas ao conteúdo noticioso através das nossas ferramentas de IA“, afirmou Brad Lightcap, COO da OpenAI, em comunicado.
Nem todos os provedores de notícias se mostraram abertos a parcerias com empresas de IA. O The New York Times processou a OpenAI e a Microsoft, sua principal investidora, sob a acusação de ter utilizado “milhões” de artigos para treinar o programa GenAI. O jornal norte-americano alegou que as duas empresas deveriam ser responsabilizadas por “milhares de milhões de dólares” em danos, de acordo com o processo judicial.
O processo, que foi aberto em 27 de dezembro de 2023, alegava que o chatbot GenAI gerou certos “trechos literais” de uma seleção de artigos do The New York Times. Todos os artigos online do The New York Times estão protegidos por um paywall.
Outros artigos interessantes:
- O poder da cloud nas PME: maior eficiência e segurança
- A dupla face da IA: inovação VS sustentabilidade
- 2024 marca o fim dos cookies na internet