Unhas fortes, cabelos saudáveis, bom humor e aumento da energia são algumas das características de quem bebe muita água
Você já bebeu água hoje? Esse é um hábito tão comum do dia a dia, que muitas vezes esquecemos a sua real importância. Manter-se hidratado contribui para a saúde, o bem-estar e até mesmo a beleza. A recomendação de quantidade pode variar e deve ser calculada a partir do peso de cada indivíduo.
Ao não beber água, as consequências se tornam visíveis, podendo afetar principalmente a pele. Nesses casos, há quem busque imediatamente por produtos para a pele para melhorar a hidratação. O uso é, sim, muito importante, mas se torna realmente eficaz quando o consumo de água está associado ao skincare.
Afinal, por que beber água é tão importante?
A estimativa é de que o corpo humano é 70% composto por água. Esse dado é muito importante para entender como o consumo da bebida afeta diretamente todo o funcionamento do organismo, seja para melhor, seja para pior.
No dia a dia, perdemos água toda vez que o corpo transpira ou vamos até o banheiro, por exemplo. Por isso, é essencial que o líquido seja reposto, mantendo o percentual saudável de água no corpo. Só assim o organismo poderá funcionar da maneira correta, sem nenhuma sobrecarga.
A hidratação pode te deixar mais bonita
O consumo de água também está associado diretamente à beleza. Quando pensamos nessa relação, é comum lembrar da hidratação da pele, mas esse não é o único aspecto afetado. Confira:
Prevenção de rugas
As rugas são um sinal natural de envelhecimento da pele. Portanto, não é possível eliminá-las ou adiar esse processo por muito tempo de forma natural. O que o consumo de água faz é promover um envelhecimento mais saudável e, consequentemente, mais bonito.
Quando a pele está seca, as rugas tendem a ficar mais aparentes, intensificando o aspecto envelhecido. Com a hidratação adequada do corpo, esse processo é desacelerado.
Cabelos mais saudáveis
Você tem problemas com o aspecto do seu cabelo, mesmo depois de investir muito em tratamentos e produtos de qualidade? A raiz do problema pode estar no nível de consumo de água!
Os fios precisam de uma fonte de hidratação que venha de dentro para fora. Portanto, a quantidade de água que você bebe no dia a dia influencia na aparência e maciez do cabelo. Quanto mais água se bebe, mais saudáveis ficam os cabelos.
Unhas fortes e resistentes
Assim como os cabelos, as unhas também refletem diretamente o consumo de água de cada pessoa. Se a sua unha não costuma crescer muito, é “mole” ou vive quebrando, pode ser falta de hidratação!
Com o consumo adequado de água, as unhas se mantêm hidratadas e se tornam mais fortes. Isso evita os problemas mais comuns de quebra constante ou texturas indesejadas.
Beber água contribui para a saúde e o bem-estar
A beleza não é a única que se beneficia com o consumo adequado de água. Quando falamos em saúde e bem-estar, diversos aspectos passam por uma boa hidratação!
Digestão
O processo de digestão pode afetar diretamente o bem-estar. Afinal, ninguém merece sentir desconforto ou dores após as refeições. O consumo adequado de água ajuda principalmente a lubrificar os alimentos que foram consumidos, tornando a digestão mais fácil para o organismo.
Circulação sanguínea e desintoxicação
A água também é essencial para processos do corpo que não “enxergamos” muito bem. Apesar disso, eles afetam diretamente o bem-estar e, é claro, a saúde como um todo.
A circulação do sangue acontece de forma mais fluida em pessoas hidratadas, uma vez que a água ajuda a deixar o sangue menos espesso. Já a desintoxicação é feita principalmente pelos rins, que necessitam de muita água para funcionar perfeitamente.
Humor e bem-estar
Quando o assunto é humor e bem-estar, é comum que as pessoas logo pensem em coisas do dia a dia. Trabalho, problemas familiares, falta de dinheiro… Todos esses fatores podem, sim, contribuir para o humor, mas o consumo de água também faz parte dessa conta!
A hidratação é essencial para que o corpo funcione bem. A consequência disso é a melhora no humor, o aumento da energia e a sensação constante de bem-estar, mesmo que de forma inconsciente.
Outros artigos interessantes: