Além das atuações masculinas, as lutas femininas também chamam a atenção, tornando-se cada vez mais espetaculares a cada ano. O UFC 207 em Las Vegas reúne um grande público de todo o mundo sendo um dos espetáculos mais emocionantes do ano no âmbito das artes marciais mistas. A briga entre Nunes e Rousey, ocorrida em dezembro de 2016, prometia ser intrigante.
Expectativas pré-luta e estratégia de Nunes
Vale ressaltar que a americana não competia no octógono há muito tempo, se recuperando da derrota anterior. Sua primeira adversária após a retomada da carreira foi Amanda Nunes, que já havia sido campeã do UFC na época. A atleta brasileira foi reconhecida como uma excelente atacante, então Rousey teve que ter cuidado com seus chutes poderosos e esmagadores. Curiosamente, as duas preferem trabalhar em pé, então a luta deveria ter sido aproximadamente igual. Rousey era movida pelo desejo de recuperar o cinturão perdido, enquanto Nunes não queria se desfazer do título do campeonato.
Durante sua entrada no octógono, Rousey tentou parecer o mais severa possível e para isso, ela usou seu visual característico e sua linguagem corporal demonstrou total prontidão física para a próxima luta. De tudo ficou claro que ela conseguiu se recuperar totalmente e estava pronta para apagar da memória dos torcedores a derrota do ano passado para Holm, que não deu chance à americana diante de 60 mil espectadores em Melbourne, na Austrália. Caso o jogador tenha concluído o Major sport entrar, poderá apostar em Nunes, Rousey e outros atletas populares dentro do MMA, aproveitando amplos limites, isso permite ganhar dinheiro com seu hobby favorito, prevendo cuidadosamente os resultados de cada partida seguinte.
Nunes entrou no octógono confiante de que aguentaria o americano. Ela conseguiu estudar bem seu estilo de luta, o que afirmou em entrevista pré-jogo. A garota observou que Rousey dava bons socos, mas “não sabe se movimentar corretamente na arena”. Entre os pontos fortes da brasileira, os analistas destacaram:
- Boa técnica;
- Assertividade;
- Capacidade de trabalhar constantemente com os pés.
O público estava preparado para o confronto mais marcante da noite, organizado por atletas dos EUA e do Brasil.
Pontos-Chave de domínio na jaula
Desde o primeiro minuto da reunião, Nunes começou a atacar rapidamente como de costume. Rousey ficou atordoada e passou a maior parte do tempo bloqueando os socos. Apesar de manter as mãos erguidas, uma porcentagem significativa dos ataques de Nunes acertaram, demonstrando uma excelente prontidão para a batalha. Era difícil imaginar que Rousey conseguiria durar vários rounds, dada a quantidade de ataques que ela já havia perdido meio minuto desde o início da luta.
Além disso, a situação evoluiu no cenário mais vantajoso para a brasileira, quase todos os golpes dela atingiram o alvo, e o rosto de Rosie rapidamente ficou coberto de manchas e cortes. Já aos 48 segundos o árbitro interrompeu a partida, pois a americana simplesmente perdeu a orientação no espaço e parou completamente de se defender.
Reações à vitória de Nunes na comunidade esportiva
Por muito tempo, os fãs não conseguiram recuperar o juízo com o que viram. Considerando a condição dos atletas, contavam com uma luta longa em que os dois atletas dariam o seu melhor. Ela queria devolver o cinturão, e a segunda não ia se despedir do título, mas a situação no octógono evoluiu tão rapidamente que a luta não durou nem um minuto. Rousey foi impotente diante da assertiva brasileira, que não poupou a adversária, desferindo golpe após golpe.
Em entrevista que Nunes concedeu após a luta, ele destacou que Rousey pode ser esquecida no MMA. Ela recomendou que esta última se concentrasse em sua carreira cinematográfica, que havia iniciado recentemente. Nunes também expressou gratidão à sua equipe, que prestou grande apoio e assistência para atingir a meta.
Impacto do combate nos esportes de combate femininos
Na verdade, ninguém esperava uma batalha tão fugaz. Rousey foi desclassificada por Holm, mas antes da luta com Nunes todos presumiram que se tratava de pura coincidência. Ronda notou diversas vezes que estava mal preparada para a luta com Holly Holm, não prestou atenção em analisar seus modos e fraquezas, planejando derrotar seu oponente apenas com força bruta.
Nunes não apenas manteve o cinturão, mas mais uma vez demonstrou sua capacidade de enfrentar adversários de qualquer nível de experiência no octógono. Ela não presta atenção às conquistas passadas e sempre se prepara cuidadosamente para cada luta. Essa luta obrigou outros atletas a se prepararem com mais cuidado para suas lutas, bem como a desenvolverem seu espírito e foi a ausência dele de Rousey que Nunes sempre destacou em suas entrevistas após a vitória impressionante.