A Google anunciou, durante a sua conferência anual para programadores, o Google I/O, uma série de novidades para o Wear OS, o sistema operativo que equipa os seus smartwatches. A grande novidade é o Wear OS 5, a próxima versão do sistema, que promete melhorias significativas na duração da bateria.
Novidades para programadores e designers
O Wear OS 5 trará também melhorias no desempenho geral do sistema e um novo formato para os mostradores de relógio. Este novo formato, baseado em XML, tornará mais fácil e eficiente a criação e personalização de mostradores. A Google e a Samsung estão a trabalhar em conjunto para trazer novas funcionalidades de design para os mostradores, que serão suportadas neste novo formato.
Para os programadores, a Google anunciou algumas mudanças no desenvolvimento de mostradores com as Jetpack Watch Face APIs. A partir do Wear OS 5, serão implementadas restrições a complicações para mostradores criados com bibliotecas antigas, como AndroidX ou Wearable Support Library. Além disso, haverá limitações na publicação de novos mostradores criados com estas bibliotecas na Google Play Store.
Ecrãs maiores, interfaces melhores
A Google também lançou novas diretrizes para o design de interfaces de utilizador responsivas para diferentes tamanhos de ecrã. Esta é uma medida importante, tendo em conta o número crescente de smartwatches com ecrãs maiores, como os modelos da Samsung, OnePlus e Mobvoi. As novas diretrizes e as atualizações nas bibliotecas existentes ajudarão os programadores a criar interfaces mais adaptáveis e intuitivas para diferentes dispositivos.
Mais bateria, mais autonomia
A principal novidade do Wear OS 5 é, sem dúvida, a promessa de melhorias significativas na duração da bateria. Este é um dos pontos mais criticados pelos utilizadores de smartwatches, que muitas vezes se veem obrigados a carregar os seus dispositivos diariamente. A Google não revelou detalhes sobre como irá conseguir esta melhoria, mas espera-se que o novo sistema operativo seja mais eficiente na gestão de energia.
Com estas novidades, o Wear OS 5 promete ser uma atualização interessante para os utilizadores de smartwatches. A Google parece estar empenhada em melhorar a experiência de utilização dos seus dispositivos, e a aposta na duração da bateria é um passo importante nesse sentido. Resta agora aguardar o lançamento da versão final do Wear OS 5, que está previsto para o final deste ano.
Outros artigos interessantes: