Já imaginaste conseguir transferir oito ou nove filmes da Netflix num único segundo? Parece coisa de ficção científica, mas os testes iniciais com a rede de próxima geração, 6G, aproximam-nos cada vez mais dessa realidade. Um protótipo japonês atingiu, em testes, velocidades de transmissão de dados até 100Gbps. É dez vezes mais rápido do que o topo máximo que o 5G atinge e umas estonteantes 500 vezes mais veloz que o 5G que usas no teu dia a dia.
Antes de pensares em atualizar já o teu telemóvel, relaxa. A rede 6G não deverá começar a aparecer em larga escala antes de 2030. Até lá, a rede 5G tem ainda muito para nos oferecer. Mas deixa-me que te diga: as possibilidades que a 6G traz são verdadeiramente incríveis!
O 6G promete mudar a nossa realidade
Estas velocidades ultra rápidas do 6G têm potencial para mudar as nossas vidas. Pensa em carros autónomos mais fiáveis, operações cirúrgicas efetuadas de forma remota, e conteúdos de altíssima resolução transferidos num ápice. Parece incrível, mas não te esqueças que já ouvimos promessas semelhantes quando o 5G chegou. A verdade é que ainda há muito caminho a percorrer até estas inovações serem completamente possíveis.
Já não precisamos do Wi-Fi?
Outra vantagem da tecnologia 6G será o aumento substancial da largura de banda de rede. Resumindo, isto significa que vamos conseguir ter muito mais equipamentos ligados em simultâneo sem perder qualidade de ligação. E há quem diga que as capacidades da rede 6G poderão tornar o Wi-Fi desnecessário para muitas pessoas. Na verdade, isto já está a acontecer com as redes 5G atuais.
Não te preocupes, o teu telemóvel não é lixo
É natural pensar em quanto será frustrante ter um telemóvel 5G “obsoleto”, ou preocupares-te com o preço que os equipamentos 6G terão quando chegarem ao mercado. Mas podes descansar: os dispositivos 6G ainda vão demorar pelo menos uns seis anos a estarem disponíveis para o público. Até lá, aproveita bem a tua ligação 5G!
Outros artigos interessantes: