É incontornável que a tecnologia está presente em praticamente toda a nossa vida e é muito natural estarmos ligados, de uma forma ou outra, à internet.
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Internet e é interessante aproveitar para pensar como os dispositivos que estão ligados à internet, podem contribuir positivamente para as nossas vidas em diferentes aspetos: desde melhorar a sustentabilidade do nosso lar até reduzir a fatura elétrica. Vamos então falar de IoT.
No Dia Mundial da Internet, que se celebra hoje, dia 17 de maio, a SPC, empresa europeia especializada no desenvolvimento de produtos de eletrónica de consumo, celebra o acesso massivo à internet por parte da população e a normalização dos dispositivos conectados nas casas portuguesas, e partilha algumas dicas essenciais para iniciantes em IoT (Internet das Coisas).
Referimo-nos a aparelhos que, ligados à internet, podem ser geridos e controlados remotamente, aproveitando ao máximo as suas capacidades, como por exemplo ter uma casa inteligente. Esta tecnologia não é apenas uma moda, tem realmente benefícios importantes para si e para o planeta, como a poupança de energia e de dinheiro.
O que é a IoT?
A expressão IoT, ou Internet das Coisas, designa a conexão de dispositivos e a tecnologia que facilita a sua comunicação, tanto entre estes como com a nuvem. Graças ao desenvolvimento de chips de computador acessíveis e à disponibilidade de telecomunicações de alta velocidade, bilhões de dispositivos estão permanentemente ligados à Internet, em todo o mundo, simultaneamente.
Isto significa que aparelhos do nosso quotidiano, como câmaras de vigilância, aspiradores, ares-condicionados, lâmpadas e outros aparelhos dos nossos lares, podem utilizar sensores para serem controlados e programados por nós.
Algumas dicas úteis para se aventurar no mundo da IoT
A IoT tornou-se uma parte fundamental das nossas vidas, mas, para muitos, compreender e começar a utilizar efetivamente a IoT pode parecer uma tarefa desafiadora. Por isso, a SPC compilou uma lista de dicas simples para ajudar os iniciantes a embarcar nesta jornada tecnológica com confiança:
1 – Comece com o Básico: Recomenda-se que comece com dispositivos simples e de uso diário, como tomadas inteligentes ou termostatos, por exemplo. Estes dispositivos são fáceis de instalar e oferecem benefícios imediatos, como o controlo remoto de aparelhos e a automação de tarefas simples. Por exemplo, ao utilizar tomadas inteligentes, pode ligar e desligar aparelhos eletrónicos de forma remota através do smartphone. Os termostatos permitem controlar a temperatura ambiente de forma inteligente, ajustando-a de acordo com sua preferência e horários de uso, resultando em poupança de energia, o que é bom para si e o planeta também agradece.
2 – Escolha Plataformas Compatíveis: Ao escolher dispositivos IoT, é importante verificar se são compatíveis com as principais plataformas de casa inteligente, como Google Home ou Amazon Alexa. Estas plataformas oferecem integração com uma grande variedade de dispositivos, permitindo-lhe ter uma experiência unificada e simples. Por exemplo, pode controlar diferentes aspetos da sua casa, como ligar as luzes, ajustar o termostato ou reproduzir música.
3 – Converta os seus dispositivos convencionais em aparelhos inteligentes: Pode fazê-lo de várias formas: optar por usar tomadas inteligentes que podem ser conectadas a dispositivos eletrónicos convencionais e que podem ser controladas remotamente no seu telemóvel, por exemplo. Além disso, alguns dispositivos, como por exemplo ares condicionados e televisões convencionais, que usem comandos infravermelhos, podem ser “convertidos em aparelhos inteligentes” se incorporar na sua smart home dispositivos que controlem os controlem centralmente.
4 – Proteja as suas Informações com uma senha forte: Para proteger os seus dados e garantir a sua privacidade, é importante adotar medidas de segurança, como proteger sua rede Wi-Fi com uma senha forte e atualizar regularmente o firmware dos dispositivos IoT.
5 – Explore Aplicações Práticas: Identificar áreas na vida cotidiana onde a IoT pode trazer benefícios é importante para aproveitar ao máximo essa tecnologia. Por exemplo, a IoT pode ser utilizada para poupar energia, automatizando o desligamento de dispositivos quando não estão em uso, ou para aumentar a segurança da sua casa, através da instalação de câmaras de vigilância wifi. Além disso, a automação de algumas tarefas, como por exemplo aspirar a sua casa, também lhe pode proporcionar maior comodidade no dia a dia.
6 – Centralize o controlo para uma experiência de excelência: Utilizar dispositivos IoT geridos por uma única aplicação é ideal para melhorar a sincronização entre eles, criar automatizações eficientes e personalizar a sua experiência enquanto utilizador. Ao centralizar o controlo numa única plataforma, pode facilmente coordenar ações entre diferentes dispositivos, o que simplifica a gestão e proporciona-lhe uma melhor experiência.
Outros artigos interessantes: