A Check Point® Software líder global em soluções de segurança cibernética, divulgou o seu Cloud Security Report 2024, que revela um cenário preocupante: os incidentes de segurança na cloud (ataques na cloud) aumentaram 154% em 2024, em comparação com o ano anterior.
O relatório revela que, embora a maioria das organizações se concentre na deteção e monitorização de ameaças, apenas 21% priorizam a prevenção. Essa lacuna é particularmente alarmante, uma vez que as empresas lutam para acompanhar os rápidos avanços tecnológicos, como o DevOps e a implementação de novos códigos e aplicações na cloud.
Os dados falam muito sobre a necessidade urgente de as organizações mudarem o seu foco para a implementação de medidas de prevenção de ameaças alimentadas por IA. Ao adotar uma arquitetura de segurança consolidada e ao melhorar as operações de segurança colaborativa, as empresas podem enfrentar preventivamente as ameaças emergentes, assegurando um ambiente de cloud mais seguro e resiliente.
Itai Greenberg, Chief Strategy Officer da Check Point Software Technologies
Ataques na cloud: principais conclusões do Cloud Security Report 2024
- Aumento de incidentes: 61% das organizações relataram interrupções significativas na cloud, um aumento de 24% em relação a 2023.
- Preocupação com gestão de riscos: 96% dos entrevistados expressaram preocupação com a capacidade de gerir os riscos da cloud.
- Adoção de IA: 91% das organizações priorizam a IA para melhorar a postura de segurança, buscando prevenção proativa de ameaças.
- Lacuna na prevenção: Apenas 25% das organizações implementaram plataformas de proteção de aplicações nativas da cloud (CNAPP).
- Desafios de integração: 54% das empresas enfrentam desafios na integração de serviços em cloud em sistemas antigos.
O relatório aconselha as organizações a adotarem uma estrutura de cibersegurança mais abrangente, colaborativa e orientada para a IA, como forma de se defenderam dos ataques na cloud.
Vale lembrar que a Check Point oferece soluções como o CloudGuard, que fornece segurança acionável e prevenção inteligente, reforçando a postura global de segurança.
Para uma visão abrangente das tendências de segurança na cloud, acesse o relatório completo em: https://engage.checkpoint.com/2024-cloud-security-report.
Outros artigos interessantes: