A Opera anunciou hoje uma parceria com o Google Cloud para integrar os modelos Gemini à sua inteligência artificial nativa, Aria.
O objectivo desta parceria é de aprimorar a IA do navegador Opera One, que já utiliza o motor multi-LLM Composer da Opera para oferecer a melhor experiência aos utilizadores.
O modelo Gemini do Google, considerado um dos mais poderosos da Big Tech até o momento, é um LLM moderno, poderoso e fácil de usar. Com essa integração, a Opera poderá fornecer aos seus utilizadores informações mais atualizadas e com melhor desempenho.
A colaboração entre as duas empresas não é recente. “Nossas empresas têm cooperado por mais de 20 anos“, afirmou Per Wetterdal, EVP de Parcerias na Opera. “Estamos entusiasmados em aprofundar essa colaboração no campo da IA generativa.”
Novos recursos de IA para navegadores Opera
A empresa tem investido no potencial da IA para navegadores há mais de um ano. Atualmente, todos os seus navegadores de destaque e o navegador para jogos Opera GX oferecem acesso à IA.
A empresa também anunciou recentemente seu programa de Atualizações de Recursos de IA, que permite aos utilizadores testarem as mais novas inovações em inteligência artificial na versão Developer do navegador Opera One.
A mais recente atualização de recursos de IA, resultado da colaboração com o Google Cloud, traz a capacidade de geração de imagens utilizando o modelo Imagen 2 no Vertex AI e a leitura de respostas de forma conversacional, graças ao modelo de texto para áudio do Google.
Eva Fors, diretora geral da região nórdica do Google Cloud, afirmou: “Acreditamos que o futuro da IA será aberto, por isso estamos proporcionando acesso ao melhor da infraestrutura, produtos de IA, plataformas e modelos fundamentais do Google para capacitar as organizações a traçar seu caminho com a IA generativa“.
Outros artigos interessantes: