Na era digital em que vivemos, as pequenas e médias empresas (PME) procuram constantemente formas de agilizar as suas operações, melhorar a colaboração e proteger dados. Uma das mais recentes soluções que ‘mudou o jogo’ para as PME foi a computação e o armazenamento na cloud. Trouxe-lhes maior flexibilidade, acessibilidade, recursos de segurança incomparáveis, e revolucionou a forma como as PME podem gerar e armazenar informações sensíveis.
Um estudo recente (da Enterprise Strategy Group) revelou que valores de armazenamento de dados (69%) mais baixos – conseguidos através da migração de hardware local para a cloud – representaram uma redução de custos para as empresas. E a sua agilidade aumentou de forma incrível – um estudo IDC, indica que o tempo total médio necessário para implementar soluções desceu de 38 para 10 horas, com recurso à cloud – uma redução de 78%.
Então e quais são os produtos, serviços, soluções e abordagens que devem ser considerados quando se inicia, ou continua, a jornada de uma PME para a cloud?
À medida que as PME crescem, também aumentam os requisitos de armazenamento de dados. O que geralmente cria problemas a estas empresas, que têm recursos internos de TI limitados. Sabemos que orçamento e experiência, representam enormes desafios para a compra e implementação de soluções de infraestrutura de armazenamento de dados.
A segurança é, também, outro foco de preocupação, não apenas por questões regulamentares (por ex. RGPD), mas porque é essencial para gerir a confiança dos clientes. As PME são particularmente vulneráveis a problemas de segurança de dados, como malware, ransomware e phishing, e sem os recursos necessários para implementar medidas de segurança robustas, as PME podem correr o risco de perder dados críticos e prejudicar a sua reputação. E é difícil adquirir e gerir armazenamento de dados com esta infinidade de necessidades, especialmente se não se tiver experiência. Acabamos por encontrar empresas sem uma estratégia de armazenamento, e em que cada equipa usa diferentes soluções, o que leva a silos de dados e informações fragmentadas. Este contexto acaba por dificultar a tomada de decisões informadas, pois não há uma visão abrangente dos dados.
Mas estes desafios podem ser facilmente superados se for adotado um serviço da cloud. Para as PME, a vantagem do armazenamento na cloud, é o facto de permitir uma solução mais económica e escalável para armazenamento de dados, pois apenas se paga de acordo com a utilização, elimina-se a necessidade de infraestruturas caras, respetiva manutenção, a necessidade de RH específicos para fazer essa gestão, e permite aceder a dados e a backups a qualquer momento e de qualquer localização (desde que se tenha permissões para tal).
Temos o exemplo concreto do Lira Medika, um hospital privado na Indonésia, que tinha armazenados 3 TB (arquivos de raios X e outras imagens médicas) no seu servidor principal, que atingiu a capacidade máxima. O tempo necessário para comprar e instalar novos servidores era de mais de um mês, e o hardware antigo criava períodos de inatividade de até seis horas. Ao migrar para cloud, a Lira Medika manteve 99,8% de tempo de atividade, melhorou o desempenho do seu banco de dados em 20%, passou a fazer backups em tempo real e economizou entre 1 a 2 horas de trabalho manual por dia.
Indicamos abaixo alguns dos benefícios da adoção da cloud:
Maior mobilidade e acessibilidade: O armazenamento na cloud permite acesso a dados através de uma conexão à Internet, estejam os colaboradores a trabalhar remotamente, em trânsito ou no escritório. Esta garantia de acesso contínuo a arquivos e documentos importantes, promove uma maior produtividade e colaboração entre equipas.
Escalabilidade de acordo com as necessidades: Com soluções de armazenamento tradicionais, atualizar o hardware ou expandir a capacidade de armazenamento pode ser complicado e caro. Mas com o armazenamento na cloud, as PME têm flexibilidade, podem aumentar ou diminuir o seu espaço de armazenamento com base nas suas necessidades (pagar de acordo com o espaço de que necessitam), sem terem de investir em hardware ou infraestruturas adicionais.
Melhor segurança e maior capacidade de recuperação de dados: Nos dias de hoje, marcados por episódios de fugas de informação e falhas nos sistemas de cibersegurança, é essencial garantir a existência de medidas de segurança robustas, com criptografia, autenticação multifatorial e auditorias de segurança regulares. Proteger informações confidenciais contra acesso não autorizado e uma mais rápida recuperação de dados em caso de alguma falha de sistema, são alguns dos benefícios da utilização da cloud.
Custo-benefício e eficiência: Para as PME que, geralmente, operam com orçamentos apertados, a relação custo-benefício é fundamental. O armazenamento na cloud elimina a necessidade de investimentos iniciais significativos em hardware, manutenção e recursos de TI associados às soluções de armazenamento tradicionais. Modelos pré-pagos, permitem otimizar custos e maximizar a eficiência. E a eliminação de backups e atualizações manuais, liberta tempo e recursos valiosos que podem ser alocados a outras atividades comerciais essenciais.
Backup e recuperação de dados: Na cloud, os dados podem ser migrados automaticamente, com base em configurações de frequência ou tempo, e podem ser criados ‘cofres de arquivos’ que permitem que setores tão exigentes como o financeiro, ou a saúde, garantam o compliance com as políticas de proteção de dados.
Os dados apoiam a inovação e aceleram o sucesso das PME, permitindo mais e melhores informações sobre os clientes e o mercado (possibilitam identificar ou prever mudanças nas necessidades dos clientes ou, identificar novas oportunidades). Os dados conferem uma vantagem competitiva às PME, e permitem-lhes distinguir as suas ofertas ou prepararem-se para alterações no mercado (dados da Forrester: The Competitive Advantage of Data and Analytics for SMB).
A estratégia e as soluções de dados certas capacitam as PME, ainda que os seus RH possam ser limitados, para ações de marketing mais direcionadas, para uma melhor experiência de atendimento ao cliente e um melhor planeamento estratégico do negócio. A agilidade e foco no cliente, proporcionados pela análise de dados, abrem novas fontes de receita para as empresas. Mas, em vez de se lançarem em projetos DIY complexos, as PME devem recorrer a cloudproviders que os ajudem a implementar soluções adaptadas, com velocidade e agilidade na execução, que as façam obter valor, gerar novos fluxos de receita e pagar menos por serviços que são muito caros.
Este artigo de opinião é da autoria de:
- Peter Littlefield, Solutions Architect at AWS based in Johannesburg, South Africa
- Abdul Gani Khan, Senior Solutions Architect at AWS based in Dubai (UAE)
- Atlegang Shole, SMB Territory Manager at AWS based in Johannesburg, South Africa
- Sarath Polireddy, Solutions Architect at AWS based in Austin, Texas (US)
Outros artigos interessantes: