A Inteligência Artificial (IA) tem vindo a ganhar um papel cada vez mais preponderante em diversos setores e a democratização do seu desenvolvimento através de plataformas de IA sem Código (no-code AI) é um dos avanços mais promissores da atualidade.
Através de plataformas intuitivas que dispensam a escrita de código, o no-code AI permite que utilizadores de diversos níveis de conhecimento técnico criem e implementem modelos de IA personalizados, impulsionando a inovação e a competitividade em diferentes setores.
O que é a IA sem código?
A IA sem código permite o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial recorrendo a plataformas visuais e de fácil utilização. Estas plataformas dispensam o conhecimento de linguagens de programação, substituindo-as por interfaces do tipo “arrastar-e-largar”. Com esta abordagem, é possível criar modelos de IA sem necessitar de escrever código.
Contudo, persiste a questão: será que as gigantes da tecnologia, ao desenvolverem estas plataformas, não continuarão a manter o monopólio sobre a tecnologia? Para Isabel Al-Dhahir, analista da GlobalData, o no-code AI irá contribuir para uma maior acessibilidade à IA, simplificando a construção de ferramentas proprietárias.
As grandes tecnológicas têm os recursos para investirem em investigação e desenvolvimento avançado, no entanto as startups estão também a emergir neste espaço. “Estas startups oferecem as vantagens de agilidade e design centrado no utilizador, cruciais para endereçar necessidades e oportunidades de mercado específicas.”, acrescenta a analista.
Atualmente, destacam-se nomes como como Amazon SageMaker, Google AutoML, Microsoft Lobe ou Apple CreateML, além de startups como Aikko, Obviously AI, DataRobot, e PyCaret.
Vantagens da IA sem código
A IA sem código representa uma potencial mudança de paradigma no desenvolvimento tecnológico. A simplicidade de utilização permite que profissionais, como cientistas de dados, analistas de negócio ou profissionais de marketing, criem modelos de IA específicos para as suas necessidades. Esta diversificação de utilizadores conduz a uma maior agilização das empresas e a um reforço das suas competências digitais.
Para além disso, as plataformas de IA sem código poderão representar uma poupança significativa a nível de recursos humanos. Estas ferramentas diminuem a necessidade de contratar engenheiros especializados com elevados salários e reduzem o tempo despendido na conceção de soluções de IA complexas.
No entanto, é importante ressalvar que nem todas as tarefas podem ser resolvidas com plataformas de IA sem código. A manutenção de sistemas mais antigos ou o desenvolvimento de infraestruturas complexas exigirão sempre profissionais altamente qualificados com conhecimentos especializados em programação.
Em suma, a IA sem código surge como um novo método de desenvolvimento de soluções tecnológicas mais acessível. O recurso a este tipo de ferramentas poderá acelerar a implementação de inteligência artificial nas empresas e conduzir a um reforço significativo das competências digitais dos seus colaboradores.
Outros artigos interessantes: