A inteligência artificial generativa (IA generativa) consolidou-se como tema central nas discussões empresariais durante o primeiro trimestre de 2024, de acordo com a GlobalData.
Empresas listadas no S&P 500 abordaram a adoção da IA generativa (GenAI), produtos e soluções oferecidos, parcerias estratégicas, investimentos e áreas de aplicação em seus relatórios de resultados do primeiro trimestre.
Empresas procuram melhorar a produtividade e a experiência do cliente
Misa Singh, analista da GlobalData, destaca que as empresas buscam ferramentas de IA generativa para aumentar a produtividade, impulsionar vendas, fortalecer a marca e aprimorar a experiência do cliente.
A Thermo Fisher Scientific, por exemplo, utiliza a GenAI para auxiliar seus clientes, enquanto a Automatic Data Processing a emprega para otimizar a produtividade de RH e a tomada de decisões.
Investimentos e parcerias impulsionam o desenvolvimento da IA Generativa
O desenvolvimento de novos produtos e investimentos em Inteligência Artificial Generativa também estão em alta. A Amazon, por exemplo, criou um aplicação de GenAI para prever o stock necessário no seus centros de distribuição, enquanto a Verisk Analytics investe em tecnologias emergentes, incluindo IA e aplicações low-code/no-code.
A Cognizant Technology Solutions firmou parceria com a ServiceNow para aprimorar sua solução Work NEXT, além de planear investir cerca de US$ 1 bilhão em recursos de IA generativa nos próximos três anos.
Já a ServiceNow expandiu sua aliança com a EY para co-criar soluções de governança de IA generativa, e a Accenture uniu forças com o Google Cloud para estabelecer um centro de excelência em GenAI.
Outros artigos interessantes: