A Huawei segue firme e forte no mercado de tablets. Os dados do último trimestre mostram que a empresa está no caminho certo para se firmar como uma das líderes do setor. Segundo a Canalys, consultora especializada neste mercado, a Huawei enviou cerca de 2,7 milhões de tablets no primeiro trimestre (Q1) de 2024, o que a coloca em terceiro lugar no ranking global.
Este é um feito impressionante, considerando que a Huawei registou um crescimento anual de 70,2%. A empresa tem vindo a ganhar cada vez mais espaço, conquistando 8,1% do market share total dos tablets. A sua popularidade crescente, sobretudo na China e na região da Ásia-Pacífico, explica estes excelentes números.
Apple e Samsung continuam no topo, mas Huawei sobe
A liderança do mercado de tablets continua nas mãos da Apple, que enviou 12 milhões de unidades no primeiro trimestre. A Samsung ocupa o segundo lugar com 6 milhões de unidades enviadas. No entanto, o que chama a atenção neste relatório é o crescimento meteórico da Huawei, que ultrapassou gigantes como Lenovo e Amazon.
No geral, o mercado de tablets mostrou sinais de recuperação no primeiro trimestre de 2024. Foram enviados 33,7 milhões de equipamentos em todo o mundo, registando um ligeiro aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Inovação como chave de crescimento
Os analistas da Canalys acreditam que a inovação será a grande jogada para as empresas que disputam uma fatia do mercado de tablets. As marcas que investirem em designs mais leves, e funcionalidades inovadoras, terão uma vantagem competitiva. Um exemplo dessa tendência é a procura crescente por tablets que ofereçam uma experiência visual 3D sem óculos especiais.
A Huawei parece estar bem atenta a estas tendências e é provável que continue a apostar fortemente na inovação para se consolidar como um dos nomes fortes no mercado de tablets. Além do investimento em novas tecnologias, outro fator-chave para o seu desempenho é o preço competitivo dos seus equipamentos, combinado com especificações atraentes.
Este início de ano mostra haver espaço no mercado para fabricantes como a Huawei crescerem e desafiarem os líderes consolidados. Afinal de contas, a procura por tablets com boa relação qualidade / preço não para de crescer.
Outros artigos interessantes: