A polémica está instalada! Os jogadores de Helldivers 2 no PC não estão nada satisfeitos com a notícia de que vão ter de obrigatoriamente ligar a sua conta Steam a uma conta da PlayStation Network (PSN). Resultado: o jogo foi arrasado na sua página do Steam com uma chuva de críticas negativas.
A desenvolvedora do jogo, Arrowhead, viu a reputação de Helldivers 2 ser manchada em apenas dois dias. São já mais de 100 mil as novas análises negativas atribuídas pelo público descontente, e a pontuação geral na Steam caiu drasticamente — um cenário nada animador para a empresa.
Arrowhead diz que culpa é da Sony
A Arrowhead já se pronunciou sobre o sucedido, e de uma forma que pode deixar alguns jogadores ainda mais desconfiados. A empresa afirma que não só a decisão foi tomada pela Sony, tal como o anúncio feito aos jogadores também partiu diretamente da gigante japonesa. A Arrowhead afirma que está do lado dos fãs e que não concorda com a exigência.
Preocupação para quem não pode criar conta PSN
A exigência de uma conta na PSN tem várias implicações. Além da questão da privacidade e partilha de dados que alguns jogadores apontam, existe também uma limitação geográfica a ter em conta. Em certas regiões do mundo, não é sequer possível criar uma conta PSN devido às políticas da Sony.
A Arrowhead veio tentar acalmar os ânimos e referiu que está à procura de alternativas para acomodar os jogadores nas regiões afetadas. Alegadamente, a empresa não pretende forçar ninguém a violar os termos e condições da Sony para poder continuar a jogar Helldivers 2. Aguarda-se então a resolução desta situação complicada.
O que levou a esta polémica?
A decisão da Sony em implementar esta obrigatoriedade pode estar relacionada com a própria natureza do jogo. Ao ser simultaneamente lançado no PC e nas consolas PlayStation, e ao apresentar uma forte vertente cross-platform, é possível que a gigante tecnológica tenha optado por esta via para uniformizar os dados dos jogadores.
No auge do sucesso de Helldivers 2, eis que este drama vem atrapalhar a boa onda e colocar o jogo numa posição difícil. Resta saber se a Sony irá recuar na sua decisão, ou se esta é mesmo a nova política para os jogadores de PC.
Outros artigos interessantes: