Sabias que a Google está a tomar medidas para tornar as apps oficiais do governo mais fáceis de identificar? A partir de agora, os utilizadores de alguns países conseguem ver ao pé do botão de instalação se a app que estão a consultar vem mesmo de entidades oficiais. Esta medida chega para ajudar a combater um problema sério, as aplicações que se fazem passar por governamentais e acabam por enganar muita gente.
As burlas que envolvem imitações de sites ou apps governamentais não são coisa nova e infelizmente, os prejuízos causados atingem valores muito avultados. Este tipo de golpe acontece por todo o mundo, mas não há como ignorar o quão problemático se tornou para os norte-americanos. Segundo as autoridades dos Estados Unidos, houve prejuízos associados a este problema de quase 400 milhões de dólares (€374 milhões) apenas em 2023.
Apps governamentais passam a ter indicação visual
As aplicações governamentais da Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Japão, México, Coreia do Sul, Reino Unido e os Estados Unidos estão no grupo pioneiro deste novo modelo de identificação. Os utilizadores destes países podem agora ver um ícone por cima do botão ‘Instalar’, na Play Store, que confirma que a app é mesmo de uma entidade governamental.
A Google deu a conhecer este sistema ainda em novembro de 2023, mas só recentemente passou a estar em prática. Esta indicação visual é um primeiro passo, mas o plano vai para além disto. A Google já anunciou que está disponível para que os programadores tenham a segurança das suas apps avaliada de forma independente. Para as apps que passem nessa avaliação, também existirá uma indicação na página de instalação na Play Store, para reforçar a confiança dos utilizadores.
O que podemos esperar mais?
Seria positivo ver estas identificações a ser utilizadas para outro tipo de entidades para além das governamentais. Por exemplo, seria ótimo poder consultar de imediato se a app de uma empresa conhecida é mesmo oficial ou não. As entidades poderiam passar a ter as suas identidades verificadas, como acontece hoje em dia em algumas redes sociais.
Há também uma questão de privacidade das informações do utilizador que seria bom resolver. Imagina só saberes sem ter de procurar demasiado, quais as apps que respeitam os teus dados e não os vendem a terceiros! Fica a curiosidade sobre o que o futuro nos reserva quanto à Play Store, já que a Google não partilhou mais detalhes sobre que outras novidades podemos esperar.
Outros artigos interessantes: