Se és tão esquecido quanto eu, é provável que atualizar as apps do telemóvel só te lembre quando é absolutamente impossível evitar. A Google parece ter detetado esta “preguicite” generalizada e quer garantir que, pelo menos na app Mensagens, não te vais safar tão facilmente…
A irritante surpresa começou com uma notificação que toma conta do ecrã inteiro. “Atualiza a app Mensagens” — uma tarefa que até então merecia um aviso discreto. Agora, ignorar as atualizações já não é opção — vais ter esta mensagem pela frente sempre que abrires a app, até cederes e instalares a versão mais recente.
Porquê esta insistência toda?
A Google não está apenas a dificultar a tua vida. Manter as apps atualizadas, além de adicionar novas funcionalidades, também protege o teu equipamento. Muitas das atualizações trazem soluções de segurança que ajudam a manter a tua informação longe de mãos indesejadas.
Em janeiro passado, a Google avisou que esta mudança estava nos planos. Ainda assim, nada nos prepara para o quão incómodo a nova realidade se revela. Será que esta técnica algo agressiva vai surtir o efeito pretendido?
Não é só na app Mensagens
Para muitos de nós, a app Mensagens é bastante básica — porquê tanta urgência com uma app de mensagens? Provavelmente este é apenas o início, e em breve este formato invasivo de notificação pode tomar conta de outras apps da Google.
Vale a pena actualizar?
Depende. Muitas vezes, as atualizações trazem mudanças bastante subtis e poderias facilmente continuar a usar uma versão mais antiga sem problemas. No entanto, se a segurança é a prioridade, atualizar não só faz sentido como é recomendado.
No fim de contas, a irritante notificação vai acabar por resultar. É só uma questão de tempo para acabarmos todos a suspirar e clicar em “Atualizar” para nos livrarmos do incómodo.
Outros artigos interessantes: