A Google continua a aprimorar a sua resposta ao ChatGPT da OpenAI. O Gemini, o concorrente direto, tornou-se muito mais avançado desde que foi lançado no ano passado e, muito em breve, os utilizadores poderão interagir com ele diretamente através da barra de endereço do Chrome.
Ao que tudo indica, os utilizadores poderão ativar o Gemini no Chrome com o atalho “@gemini”. Depois bastará digitar uma pergunta na barra de endereço para que o poderoso assistente virtual da Google forneça a resposta. Esta novidade faz todo o sentido para a empresa, já que a barra de endereço do Chrome é um dos seus espaços mais lucrativos — é a porta de entrada para as pesquisas no seu motor de busca.
Não admira que a Google esteja a trabalhar arduamente para a melhorar. Aliás, recentemente recebeu uma atualização importante desenhada para gerar sugestões mais precisas e personalizadas.
Integração do Gemini com outras ferramentas
Não é só o Chrome que está a ganhar novas funcionalidades através do Gemini. A tecnológica de Mountain View também está a integrar o seu avançado modelo de linguagem em outros produtos, como é o caso do Workspace.
Qualquer pessoa com um plano empresarial do Google Workspace já consegue tirar partido do Gemini no Gmail, por exemplo, para elaborar e-mails com maior agilidade e eficiência. As apresentações criadas no Google Slides também estão a beneficiar da inteligência do novo chatbot da empresa.
O Gemini já pode, inclusivamente, ser usado no Android para substituir o Google Assistant, estando disponível para download na Google Play Store. Os mais recentes smartphones da Google, os modelos Pixel 8 Pro, vêm equipados com uma versão leve do Gemini, desenvolvida especificamente para dispositivos móveis.
Google enfrenta concorrência feroz
O ChatGPT da OpenAI teve o mérito de iniciar a recente febre em torno da inteligência artificial. Desde que foi lançado, no final de 2022, outros modelos de linguagem de grande escala surgiram como alternativas, tais como o Claude e o Illama da Meta.
Visto que estes avançados chatbots têm o potencial para afetar negativamente o negócio das pesquisas na internet, a Google está a investir pesadamente no Gemini, reforçando-o com novas capacidades e integrando-o nos seus produtos na tentativa de ultrapassar os seus rivais.
Outros artigos interessantes: