Apenas 6% dos jogadores em todo o mundo subscreveram serviços de cloud gaming em 2023, de acordo com um relatório da GlobalData.
Apesar da baixa adesão atual, a empresa prevê que o mercado de cloud gaming deverá crescer significativamente nos próximos anos, atingindo um valor de mais de 22 mil milhões de dólares em 2030.
A GlobalData também refere que o número de subscritores de cloud gaming deverá crescer de 184 milhões para cerca de 687 milhões em 2030.
O futuro do cloud gaming
O número de subscritores de cloud gaming deverá aumentar de 184 milhões em 2023 para mais de 687 milhões em 2030. Grandes empresas como Microsoft, Sony e Nvidia estão a investir em modelos de subscrição, visando tornar-se o “Netflix dos jogos”.
Investimentos e parcerias impulsionam o mercado
O mercado de jogos na cloud está a atrair investimentos de gigantes da tecnologia e empresas de telecomunicações.
Editoras de jogos como Ubisoft e Electronic Arts estão a fazer parcerias com fornecedores de serviços para fortalecer a sua posição neste mercado. Tencent, Valve e Netflix também planeiam entrar no mercado nos próximos dois anos.
Desafios e oportunidades
Segundo a GlobalData, o sucesso do mercado de jogos na cloud depende da disponibilidade de redes rápidas e fiáveis, de grandes bibliotecas de jogos e de preços competitivos.
Algumas empresas planeiam utilizar planos baseados em anúncios ou utilização para atrair utilizadores casuais. No entanto, questões de privacidade de dados e direitos de autor precisam de ser abordadas para que o cloud gaming prospere.
Outros artigos interessantes: