Um estudo realizado pela Microsoft e pela IDC concluiu que 62 em 100 empresa portuguesas (62%) implementaram tecnologias de IA (inteligência artificial), com o objetivo de otimizar as suas operações e impulsionar o crescimento.
O estudo também revela que empresas portuguesas estão na liderança da União Europeia na aplicação da IA para auxiliar os seus colaboradores em diversas tarefas.
IA tem o poder de impulsionar o comércio eletrónico e a publicidade digital
Não há dúvida de que a IA, tem a capacidade de impulsionar o comércio eletrónico e a publicidade digital, sendo capaz de criar oportunidades através da análise de padrões de consumo e na identificação de intenções de compra.
As ferramentas baseadas em inteligência artificial permitem uma interação personalizada e em tempo real com os consumidores, o que, em principio, dará origem a uma melhor experiência de compra.
O estudo da Kantar Media Marketing Trends 2024 revela que 67% dos profissionais de marketing estão francamente otimistas em relação às possibilidades da IA generativa.
As empresas, dos mais diversos sectores, estão a tentar tirar o máximo proveito das oportunidades criadas por tecnologia com o intuito de desenvolver e personalizar as interações com os consumidores.
Retail Media e IA podem impulsionar o comércio eletrónico
A combinação do Retail Media (meios de comunicação do retalho) com a IA pode ser (na realidade já o é) uma receita poderosa para impulsionar o comércio eletrónico.
A IA, dada a capacidade de analisar dados em tempo real e de gerar insights, permite que os retalhistas compreendam de forma mais eficiente o comportamento dos consumidores, o que possibilita a criação de campanhas de marketing altamente personalizadas e a antecipação das necessidades individuais.
A IA permite aos retailers compreender com maior eficiência o comportamento dos utilizadores e, com isto, fazer uma melhor utilização da informação recolhida. A possibilidade de conhecer o histórico de compras, através da utilização de algoritmos avançados, permite criar campanhas ainda mais personalizadas para cada perfil de cliente, e, para tanto, o e-commerce deve saber analisar essa informação. Além disso, esta combinação de dados e tecnologia permite antecipar as necessidades individuais, realizar a segmentação da audiência e oferecer recomendações mais específicas.
Eduardo Esparza, VP General Manager da Webloyalty Ibéria e Brasil
De acordo com dados da Kantar Connet, 75% do desenvolvimento de uma marca é feito através da criação de experiências únicas com o cliente, e o Retail Media, impulsionado pela IA, está a tornar-se uma ferramenta cada vez mais importante para alcançar esse objetivo.
A IA generativa e a análise de dados são tendências crescentes no setor do Retail Media. A automatização do processo da jornada do cliente, possibilitada pela IA, permite que as lojas online trabalhem de forma mais ágil e precisa, impactando os clientes em todos os canais transacionais.
A IA também desempenha um papel fundamental na análise de dados, medindo o impacto de cada atividade e otimizando as estratégias de marketing.
Outros artigos interessantes: