A Lenovo conquistou a 10ª posição no prestigiado ranking Gartner Supply Chain Top 25 para 2024, que avalia as melhores cadeias logísticas do mundo.
O relatório destaca a excelência da empresa na gestão logística, com base em dados financeiros, responsabilidade social corporativa e opinião da comunidade.
Estratégia global/local como diferencial
Nos últimos meses, a Lenovo intensificou o foco em segurança, transformação digital e sustentabilidade ambiental em sua cadeia logística. A estratégia global/local da empresa, com mais de 30 locais de produção em 10 mercados, garante a resiliência da cadeia logística e a capacidade de adaptação a disrupções.
A produção próxima aos clientes, como na fábrica europeia na Hungria, encurta a cadeia logística, utiliza mão de obra local qualificada e apoia os objetivos de sustentabilidade da Lenovo, reduzindo as distâncias de envio e proporcionando opções de transporte mais eficientes e sustentáveis.
Leia também: Lenovo Group regista forte crescimento no 4º trimestre impulsionado por inteligência artificial
Cadeia logística como vantagem competitiva
Che Min (Jammi) Tu, Senior Vice President and Group Operations Officer da Lenovo, enfatiza a importância da cadeia logística como vantagem competitiva e fonte de lucros para a empresa.
A nossa cadeia logística sempre foi uma força enorme para a Lenovo e continua a ser fundamental para o nosso sucesso no futuro. Ao longo dos últimos anos, vimos o tema das cadeias logísticas chegar às manchetes de todo o mundo, quando o fluxo de mercadorias é afetado e o efeito indireto que isso tem sobre uma empresa e a sua reputação. O que está mais claro do que nunca, hoje, é que a cadeia logística de uma empresa é uma vantagem competitiva e já não pode ser considerada um centro de custos. Na verdade, na Lenovo, conseguimos fazer a transição com sucesso da nossa cadeia logística global para um centro comercial e fonte de lucros. Também somos pioneiros no Fabrico como Serviço, bem como no desenvolvimento e incubação de novas tecnologias e soluções nas nossas instalações de produção e serviços de logística que podemos oferecer aos nossos clientes. Para nós, é um orgulho imenso continuarmos a ser reconhecidos como tendo uma das cadeias logísticas mais excecionais do mundo em todos os setores.
Che Min (Jammi) Tu, Senior Vice President and Group Operations Officer da Lenovo
A Lenovo também é pioneira no “Fabrico como Serviço” e no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções em suas instalações de produção e serviços de logística.
Segurança e sustentabilidade em foco
A abordagem de segurança da cadeia logística da Lenovo é baseada na prevenção, com rigorosa avaliação de fornecedores e componentes, e a incorporação da segurança desde o design do produto.
A empresa também se destaca no compromisso com o ESG, sendo a primeira do setor a ter metas validadas em alinhamento com o Padrão Net-Zero da iniciativa Science Based Target.
Com o lançamento do Lenovo ESG Navigator e do sistema de avaliação ESG alimentado por IA, a Lenovo capacita os clientes com insights de sustentabilidade em toda a cadeia logística global, permitindo a tomada de decisões críticas para diminuir as emissões.
Sobre o Gartner Supply Chain Top 25
O ranking Gartner Supply Chain Top 25 avalia o desempenho empresarial e a opinião da comunidade sobre as cadeias logísticas das empresas.
O desempenho empresarial considera dados financeiros públicos e ESG dos últimos três anos, enquanto a componente de opinião oferece uma visão do potencial futuro e da liderança na comunidade da cadeia logística.
Outros artigos interessantes: