A Amazon Web Services (AWS) anunciou hoje um investimento de 15,7 mil milhões de euros na região AWS Europe (Espanha) até 2023.
Esta iniciativa deverá gerar cerca de 17.500 postos de trabalho a tempo inteiro, anualmente, em empresas locais, e contribuir com 21,6 mil milhões de euros para o Produto Interno Bruto (PIB) espanhol até 2033.
Impacto na economia e emprego
O investimento da AWS em Espanha foi elogiado pelo Ministro espanhol da Transformação Digital e da Administração Pública, José Luis Escrivá, que destacou o papel do país na vanguarda da inovação tecnológica e da Inteligência Artificial na Europa. Escrivá realçou ainda a capacidade de Espanha em atrair talento tecnológico e gerar empregos de qualidade a longo prazo, consolidando a sua posição como um centro tecnológico estratégico no sul da Europa.
Aragão como polo tecnológico
A expansão da infraestrutura de cloud da Amazon Web Services em Aragão, apoiada pelo Governo Regional, será um dos principais motores deste investimento.
A região deverá concentrar 40% dos novos postos de trabalho especializados, abrangendo setores como construção, manutenção de instalações, engenharia e telecomunicações. A contribuição da AWS para o PIB de Aragão está estimada em 12,9 mil milhões de euros.
O presidente do Governo Regional de Aragão, Jorge Azcón, salientou a importância do investimento da AWS para a região, afirmando que este colocará Aragão no mapa como um centro de inovação e economia da cloud na Europa.
Compromisso da AWS com a sustentabilidade e a comunidade
A AWS reafirmou o seu compromisso com a sustentabilidade, utilizando eletricidade 100% renovável nos seus centros de dados em Aragão desde 2022. A empresa também está empenhada em devolver mais água à comunidade do que a que utiliza nas suas operações até 2030, e já está envolvida em projetos hídricos na região.
A colaboração da Amazon Web Services com a comunidade local foi destacada por Eva González, Diretora da Cultura de Sustentabilidade da ECODES, que mencionou a participação da empresa na plantação de árvores e no apoio a iniciativas de carbono zero em Saragoça.
Investimento seis vezes superior ao inicialmente previsto
O investimento de 15,7 mil milhões de euros anunciado hoje é seis vezes superior ao compromisso assumido pela AWS em 2021, que previa um investimento de 2,5 mil milhões de euros e a criação de cerca de 1.300 postos de trabalho nos 10 anos seguintes.
Suzana Curic, Country Manager da AWS Ibéria, enfatizou o compromisso da empresa em apoiar o desenvolvimento de talento na região, bem como programas de educação comunitária e iniciativas de sustentabilidade.
Parcerias locais e impacto social
A AWS tem vindo a estabelecer parcerias com empresas locais, como a Levitec, que cresceu e se internacionalizou graças à colaboração com a AWS. A empresa também lançou dois Fundos Sociais Económicos em Aragão, num total de 264 mil euros, para apoiar projetos locais relacionados com educação STEAM e iniciativas de emprego, inclusão e sustentabilidade.
Investimento em competências digitais e formação
A empresa lançou a Tech Alliance, uma parceria que visa colmatar a lacuna de competências tecnológicas nos currículos das escolas técnicas e universidades, preparando os estudantes para carreiras tecnológicas e conectando-os com potenciais oportunidades de emprego.
A AWS tem investido na formação de profissionais em competências de cloud e Inteligência Artificial em Espanha, tendo formado mais de 200 mil pessoas desde 2017. Vale lembrar que estes números fazem parte do projeto global da AWS de formar, até 2025, 29 milhões de pessoas com competências de computação em cloud e dois milhões de pessoas com competências em Inteligência Artificial
Clientes e sociedade
A região da AWS Europa (Espanha) apoia a transformação digital de diversas organizações, incluindo a Telefónica, a Adif, o IE, a Insud Pharma e a Cruz Vermelha Espanhola. Dezenas de milhares de clientes, incluindo mais de 75% do IBEX35, confiam na AWS para alimentar as suas infraestruturas na Península Ibérica.
Sandra Pedraza, CIO da Cruz Vermelha Espanhola, realçou a importância da infraestrutura de cloud da AWS para a prestação de serviços críticos de cuidados remotos e combate à solidão em Espanha.
Outros artigos interessantes: