A Intel anunciou recentemente que superou a otimização de 500 modelos de IA (Inteligência Artificial) nos processadores Intel® Core™ Ultra. Segundo a empresa, trata-se do processador de IA para PC mais avançado da atualidade, combinando experiências inovadoras de IA, gráficos imersivos e excelente autonomia energética.
O marco alcançado é fruto de investimentos significativos da Intel em IA para sistemas, na transformação da IA no setor de PCs, na otimização de estruturas de programação e em ferramentas de IA, incluindo o kit de ferramentas OpenVINO ™.
A variedade de aplicações dos modelos de IA
Os 500 modelos de IA estão disponíveis em várias fontes populares no setor, como OpenVINO Model Zoo, Hugging Face, ONNX Model Zoo e PyTorch. A empresa afirma que os modelos podem ser implementados na unidade de processamento central (CPU), unidade de processamento gráfico (GPU) e unidade de processamento neural (NPU). Abrangem ainda diversas categorias de inferência local de IA, incluindo linguagem avançada, difusão, super-resolução, detecção de objetos, classificação/segmentação de imagens e visão computacional.
Robert Hallock, vice-presidente e gerente geral de IA e marketing técnico do Client Computing Group da Intel, destacou: “A Intel tem uma rica história de colaboração com a indústria para levar aplicativos de IA a dispositivos e, hoje, celebramos outro capítulo importante na herança de IA, superando 500 modelos de IA pré-treinados executados com otimização nos processadores Intel Core Ultra”.
Superar a marca de 500 modelos de IA é um momento marcante na trajetória da Intel no desenvolvimento da transformação da IA no mundo de PCs. O Intel Core Ultra não é apenas o processador de IA para desktop com crescimento mais rápido até à data, mas também a plataforma mais robusta para o desenvolvimento de IA em PCs, com mais modelos, estruturas e tempos de execução habilitados do que qualquer outro fornecedor de processadores.
O papel dos modelos
Os modelos constituem a espinha dorsal dos recursos de software aprimorados por IA, como remoção de objetos, super-resolução de imagem ou resumo de texto. Existe uma ligação direta entre o número de modelos habilitados/otimizados e a gama de recursos de IA voltados para o utilizador que podem ser lançados no mercado.
Os modelos de IA analisam grandes quantidades de dados, extraem conclusões e executam determinadas ações com base nessas inferências. Os desenvolvedores que criam novos recursos de IA para PC podem utilizar esses modelos e aprimorá-los. Quanto mais modelos disponíveis, mais recursos de IA podem ser criados.
Conclusão
Os esforços contínuos para habilitar um conjunto incomparável de modelos de alto desempenho no Intel Core Ultra oferecem um vasto campo de inovação para desenvolvedores de software e simplificam a disponibilização de aplicativos e recursos de IA para os utilizadores de PC.
Outros artigos interessantes: