O Spotify adora inovar, e é por isso que o serviço de streaming continua a trazer novidades aos seus utilizadores. Desta vez, com uma funcionalidade que usa inteligência artificial (IA) para te ajudar a criar as playlists perfeitas. Já está disponível na Austrália e no Reino Unido, com lançamento noutras regiões previsto para os próximos meses.
Esta fantástica ferramenta permite-te pedir à IA para criar playlists personalizadas, usando apenas algumas palavras como sugestão. Não há limites para aquilo que podes pedir à IA – desde as músicas mais indicadas para embalar o teu gato, até aos temas que te vão dar o boost final para vencer um apocalipse zombie.
Spotify já usa IA e tu aproveitas
Sabias que o Spotify já está a usar inteligência artificial de outras maneiras interessantes no serviço? Experimenta o DJ com IA para teres playlists feitas à medida para ti, com comentários personalizados com uma voz super realista. Basicamente, é como teres o teu próprio animador de rádio.
Mas vamos voltar ao assunto. A nova funcionalidade está super simples de usar. Segue estes passos para criares uma playlist com a ajuda da IA do Spotify:
- Abre a aplicação e vai até à tua Biblioteca.
- Toca no símbolo de “+” que aparece no canto superior direito.
- No menu, escolhe a opção “Playlist IA”.
Não sabes o que sugerir para a playlist? Relaxa
A aplicação dá-te algumas sugestões divertidas para te inspirar:
- Ficar focado no trabalho com música eletrónica instrumental
- Criar aquele ambiente típico de café para as horas de escrita
- Bomba energética com músicas alegres e ritmadas
- Entrar num género menos conhecido, como a Witch House
Como ter a playlist dos teus sonhos
Assim que a IA gerar a tua primeira playlist, podes refiná-la ainda mais com alguns comandos simples. Por exemplo, se quiseres menos música animada para a sessão de escrita, diz à aplicação “quero algo menos upbeat”. Se gostas de pop, adiciona à frase “e mais pop”. Também podes remover músicas individualmente da playlist.
No fundo, esta super ferramenta alia aquilo que a inteligência artificial da Spotify entende sobre ti com os teus pedidos para oferecer playlists únicas e totalmente adaptadas ao teu gosto. E se ainda estivesse em fase beta, o melhor mesmo é experimentares e ver se a IA te conhece mesmo bem ou se ainda tem um bocadinho a aprender! 😉
Outros artigos interessantes: