A Spotify submeteu uma nova atualização da sua aplicação à Apple, desafiando as regras impostas pelo gigante tecnológico no que toca à gestão de subscrições. A nova versão contém informação básica sobre preços e sobre o website da Spotify – o mínimo exigido pela Comissão Europeia, num processo legal recente contra a Apple.
Curiosamente, esta versão da aplicação não inclui um link para o website da Spotify e, por isso, não permite aos utilizadores iOS efetuarem a subscrição ou alterarem os planos de serviço diretamente fora do ambiente Apple. Com este passo, a Spotify mostra-se resistente à nova taxa exigida pela Apple para developers com mais de 1 milhão de downloads nas suas lojas.
Spotify: não vamos ceder às taxas da Apple
A empresa de streaming musical argumenta que a nova política da Apple é injusta e punitiva, não cedendo às suas imposições. “Apesar das tentativas da Apple para castigar os developers com novas taxas, continuamos empenhados em oferecer aos consumidores uma verdadeira escolha na nossa aplicação, sem qualquer custo acrescido” afirma Dustee Jenkins, diretor dos assuntos públicos da Spotify.
A tecnológica defende ainda que, ao cobrar taxas por comunicações entre aplicações e utilizadores, a Apple está a violar a lei europeia. “Já é tempo de a Comissão Europeia fazer valer a sua decisão para que os consumidores possam ver benefícios reais e positivos”, reforça Jenkins.
App aguarda aprovação
A nova versão da aplicação da Spotify para iOS já foi submetida e aguarda aprovação por parte da Apple. Fica por saber se a Apple vai retaliar contra a Spotify e impedir a atualização de entrar em vigor, ou se a empresa de Cupertino não terá força suficiente para combater a gigante do streaming de música.
Outros artigos interessantes: