A Qualcomm quer fazer dos dispositivos Windows Arm um sucesso e acaba de se lançar mais uma investida: o Snapdragon X Plus. Este novo processador é uma versão ligeiramente menos potente do que o topo de gama Snapdragon X Elite, lançado em outubro do ano passado, mas promete uma excelente relação entre preço e desempenho.
O foco deste novo processador está claramente em tornar os portáteis Windows ARM — dispositivos que apostam na arquitetura ARM em vez da tradicional x86 da Intel ou AMD — mais acessíveis e apelativos a um público mais vasto. Resta saber se, desta vez, a Microsoft estará a acompanhar este esforço com melhorias significativas ao software.
Qualcomm quer poder de jogo nos portáteis ARM
A grande diferença do X Plus face ao X Elite está nos núcleos de processamento — são dez em vez de doze. No resto, ambos os processadores possuem especificações muito semelhantes, com ênfase num acelerador dedicado à Inteligência Artificial (NPU com 45 TOPS) e uma GPU Adreno com 3,8 TFLOPS. A Qualcomm já demonstrou a capacidade do X Elite para jogar títulos exigentes, como Baldur’s Gate 3, sem a necessidade de uma placa gráfica dedicada — algo que deve ser também possível com o X Plus.
Esta potência dedicada poderá permitir novidades interessantes no Windows on ARM. Há fortes rumores de que a Microsoft está a apostar fortemente na Inteligência Artificial para solucionar, de uma vez por todas, as deficiências históricas do Windows na pesquisa de ficheiros. Graças a este tipo de processamento a bordo, a busca por qualquer coisa no computador poderá tornar-se muito mais ágil e precisa.
O sucesso é uma incógnita (mas há esperança)
O potencial do Snapdragon X Plus é elevadíssimo, principalmente se a Microsoft acompanhar com melhorias significativas no Windows on Arm. Historicamente, os portáteis com Windows baseados em ARM sofreram de falta de otimização e compatibilidade com aplicações x86, essenciais para uso corporativo e profissional. No entanto, há rumores de grandes mudanças na abordagem da Microsoft a esta arquitetura.
Se a Microsoft decidir lançar-se a fundo, poderemos estar, pela primeira vez, perante portáteis ARM potentes, com boa autonomia, aptos a correr quaisquer aplicações (nativamente ou x86 emulada) e, melhor ainda, com um nível de desempenho suficiente para jogos. Fica por saber se a Microsoft conseguirá ultrapassar as barreiras que têm prejudicado esta plataforma.
Onde posso encontrar estes novos portáteis?
É esperado que os primeiros portáteis com Snapdragon X Elite sejam lançados com a próxima geração de Surface Pro, ainda durante este ano, mas provavelmente serão bem caros. O novo X Plus poderá vir a equipar máquinas ligeiramente mais acessíveis, o que pode criar uma opção mais apelativa para o consumidor médio interessado neste conceito.
Fica atento a novidades sobre esta tecnologia durante os próximos meses. Poderemos estar perante uma verdadeira mudança para os fãs da Microsoft!
Outros artigos interessantes: