O PhoneArena avança que a Apple poderá anunciar em junho, durante a WWDC 2024, uma grande evolução do seu assistente virtual, a Siri. A tecnológica poderá finalmente fazer frente a soluções rivais como o Google Assistant.
Se há algo em que a Siri é imbatível, é no controlo de tarefas básicas do iPhone, como ativar alarmes ou definir lembretes. No entanto, quando o tema é pesquisar informação ou responder a questões mais complexas, ela tem ficado um pouco atrás da concorrência.
Google Assistant continua a ser melhor a encontrar respostas
Para perceberes esta diferença, basta perguntares à Siri e ao Google Assistant quando foi lançado o primeiro iPhone. A Siri vai oferecer-te vários artigos, sem mencionar uma data clara. Por outro lado, o Google Assistant dir-te-á imediatamente que foi em 29 de junho de 2007, e mostrará ainda uma imagem do icónico telemóvel. Esta diferença de eficácia faz com que muitos utilizadores prefiram usar a alternativa da Google no seu iPhone.
A Apple sabe disto, e fontes como o Windows Central revelam que a Siri poderá mesmo estar a receber uma importante atualização de Inteligência Artificial. Este novo modelo de aprendizagem, designado ReALM, pode ajudar a Siri a contextualizar melhor as tuas questões e até compreender informação que esteja no ecrã do iPhone.
Siri poderá finalmente fazer frente ao Google Assistant
Investigadores publicaram recentemente um estudo que confirma o investimento da Apple numa nova geração de Inteligência Artificial para a Siri. Os resultados obtidos sugerem que os novos modelos da Apple são tão bons ou mesmo melhores que o poderoso GPT-4 da OpenAI.
É demasiado cedo para saber que mudanças isto trará à Siri. Mas fica a esperança de que, em breve, possa ser tão fiável e eficiente como os seus rivais a dar respostas diretas a perguntas complexas.
Outros artigos interessantes: