A Samsung Electronics está de volta à sua melhor forma. Apesar de um período difícil no mercado de semicondutores, o interesse dos investidores na empresa está a crescer significativamente, impulsionado pelas melhorias neste mercado e pela crescente procura de chips avançados para uso em Inteligência Artificial.
Como resultado, a empresa sul-coreana viu a sua capitalização bolsista aumentar para valores superiores a 370 mil milhões de dólares — um feito que não alcançava há três anos.
Este sucesso reflete-se diretamente no valor das ações da Samsung Electronics, que têm vindo a subir de forma gradual. Mais recentemente, as suas ações subiram 4%, ultrapassando pela primeira vez em três anos a marca dos 63 dólares por ação.
Investidores estrangeiros impulsionam crescimento
Os investidores estrangeiros têm sido particularmente importantes neste impulso. Só no dia de ontem, adquiriram quase 740 milhões de dólares em ações da Samsung, e entre 19 de março e 2 de abril, investiram mais de 4,2 mil milhões de dólares na empresa. Isto mostra a sua confiança no potencial da marca sul-coreana para tirar partido das oportunidades de negócio atuais e futuras.
Esta subida nas ações ocorre às vésperas da divulgação, por parte da Samsung, das estimativas preliminares de lucros para o primeiro trimestre deste ano, que acontece já esta sexta-feira.
Os analistas esperam que as vendas da Samsung no primeiro trimestre de 2024 tenham subido 14% em relação ao mesmo período do ano passado, com um impressionante aumento dos lucros operacionais na ordem dos 711% para um valor de 3,8 mil milhões de dólares.
Melhor desempenho mesmo com crise de semicondutores
Este crescimento notável acontece após um período complicado para a Samsung, causado por uma crise global na indústria de semicondutores que afetou severamente a sua rentabilidade.
No entanto, a recuperação da procura de chips de memória e o crescente interesse por componentes relacionados com inteligência artificial estão, claramente, a inverter essa tendência.
Outros artigos interessantes: