A Polestar, marca de carros elétricos conhecida pelo seu design inovador, acaba de dar um passo inesperado e lançou o seu primeiro smartphone, o Polestar Phone. A revelação aconteceu num evento especial em Pequim, na China, mas para já, o equipamento só vai estar à venda naquele país.
Este smartphone chega com um foco na Inteligência Artificial e quer concorrer de forma direta com gigantes da tecnologia, ao trazer especificações de topo e integração especial com os veículos da Polestar. Vamos conhecer melhor este novo equipamento?
Um olhar mais atento ao Polestar Phone
O novo Polestar Phone tem um ecrã generoso de 6,7 polegadas com formato 21:9, oferecendo uma experiência imersiva. O brilho máximo de 1250 nits é ideal para ver conteúdos mesmo sob luz solar intensa. A taxa de atualização de 120Hz garante uma navegação e visualização de conteúdos super fluídas. À semelhança de outros topo de gama, cumpre a norma IP68, significando resistência à água e ao pó.
Na parte traseira surge um conjunto triplo de câmaras, liderado por um sensor principal de 50MP com estabilização ótica de imagem. Completam o trio uma lente ultrawide de 13MP e uma telefoto de 10MP. Para selfies, a aposta recai numa câmara punch-hole frontal de 32MP.
Poder de processamento e uma bateria para um dia inteiro
O Polestar Phone não desilude nas especificações: traz o processador Snapdragon 8 Gen 3, um dos mais potentes do mercado. Conta também com a quantidade absurda de 16GB de memória RAM e um total de 1TB de espaço para armazenamento.
Para manter tudo isto a funcionar vem equipada uma bateria de 5050mAh, com carregamento rápido por cabo de 80W e sem fios a 50W para reposições de energia num instante. O Polestar Phone OS é baseado em Inteligência Artificial, incluindo várias funcionalidades interessantes como pesquisa de imagens por IA, geração de imagens, resumos de textos, e muitas outras.
Integração total com os carros Polestar
Um dos grandes destaques do Polestar Phone é a sua capacidade de controlo e comunicação com os carros da marca, sobretudo o Polestar 4. A presença de hardware UWB (Ultra-Wideband) permite, futuramente, utilizar o smartphone como uma chave digital segura para o automóvel.
Por enquanto, o Polestar Phone será exclusivo do mercado chinês e tem o preço equivalente a cerca de €1020. Ainda não se sabe se a marca tenciona levar este smartphone a outros mercados.
Polestar: De carros elétricos a smartphones
A entrada da Polestar no mundo dos smartphones não é assim tão inesperada. Afinal, esta marca é propriedade da Geely, uma gigante chinesa que também detém a marca de smartphones Meizu. Aliás, este Polestar Phone é fruto de uma parceria entre as equipas de design das duas marcas.
Este lançamento poderá ser uma reação às investidas de fabricantes como a Huawei e a Xiaomi no ramo dos automóveis. Mas será também uma aposta estratégica, numa altura em que a Polestar está a enfrentar vendas abaixo do esperado. No ano passado, a marca só vendeu 54.600 carros a nível global, bem abaixo da meta de 60.000 unidades.
Outros artigos interessantes: