Canções podem ser usadas como recursos para aprimorar as habilidades de listening, reading, writing e speaking.
Não há como negar, a música faz parte da rotina dos brasileiros. Pesquisa realizada pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI) constatou que, no país, as pessoas ouvem quase 25 horas de música por semana, número acima da média mundial, de 20,7 horas semanais.
No dia a dia, a música pode ser usada para diferentes finalidades, como servir de trilha sonora para realizar os exercícios físicos ou as tarefas domésticas, relaxar após um dia de trabalho e, até mesmo, como recurso para estudar um novo idioma.
Ouvir música é uma das dicas recomendadas para quem quer expandir o conhecimento na língua inglesa, por exemplo, já que permite treinar as habilidades exigidas no aprendizado. Estudo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) citou o uso da música como um dos recursos didáticos mais significativos e prazerosos para os alunos e professores de cursos de inglês.
Música e aprendizado de um novo idioma: o match perfeito
Ouvir música é um hobby para muitas pessoas, por isso, aliar o hábito ao aprendizado é a combinação perfeita para expandir o conhecimento. Estudo desenvolvido pelo curso de Especialização em Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), destaca que as canções unem melodia, ritmo e letra, três elementos que podem ajudar a estimular diferentes áreas do cérebro simultaneamente, tornando o aprendizado mais eficiente e prazeroso.
Os benefícios da combinação entre música e o ensino da língua inglesa pode ser aproveitado por qualquer pessoa, independentemente do nível apresentado no teste de inglês: básico, intermediário ou avançado.
Quem utiliza as canções como recurso para o aprendizado pode aprimorar as habilidades de escuta e pronúncia, expandir o vocabulário e adquirir uma melhor compreensão de sotaques, entre outras vantagens.
Treino de listening
O listening é a parte da compreensão auditiva no aprendizado da língua inglesa e costuma ser uma das principais dificuldades dos estudantes. A escuta é fundamental para garantir uma boa comunicação, já que possibilita a compreensão do que está sendo dito para uma interação acontecer.
Para aprimorar a habilidade, é aconselhável ouvir diálogos e músicas em inglês. As canções ajudam a treinar o ouvido para reconhecer palavras, termos e expressões em diferentes contextos e ritmos.
Melhora o reading
Outra habilidade fundamental no aprendizado do inglês é o reading, como é chamada a leitura, aspecto que também pode ser trabalhado com as músicas. Muitas pessoas têm o hábito de ler a letra das canções que escutam, costume que ajuda aprimorar o conhecimento.
Ao escutar uma música enquanto acompanha a letra, o aluno consegue, além de treinar o listening, melhorar o reading. A repetição das palavras ajuda a fixar o vocabulário, facilitando o entendimento e tornando a leitura mais natural e fluida.
Aprimora o writing
Ao ouvir e ler as letras das músicas, o estudante consegue, ainda, aprimorar outra habilidade: writing, que é a escrita. Com o tempo, as palavras e expressões apresentadas na canção se tornam parte do vocabulário do aluno que, dificilmente, errará na escrita de cada uma delas.
Intensifica o speaking
Fechando as quatro habilidades do aprendizado de inglês está o speaking, que também é beneficiado com o uso das músicas nos estudos. Trata-se da fala do estudante, que pode ganhar reforços com as canções em inglês.
Conforme o estudante escuta as músicas em inglês, ele também tem a capacidade de fala ampliada, já que pode incorporar novos vocábulos e praticar a pronúncia correta das palavras.
Aumenta o vocabulário
Como mencionado anteriormente, ao aprender inglês com música o aluno está exposto a aprender novas palavras e expressões, o que significa que irá expandir o seu vocabulário. Muitas vezes, as canções apresentam gírias em inglês, o que favorece a comunicação em situações cotidianas com nativos do idioma. Uma dica para intensificar o aprendizado é criar o hábito de anotar as palavras desconhecidas e procurar o significado depois.
Oportunidade de conhecer diferentes sotaques
As músicas em inglês são cantadas por artistas de diferentes nacionalidades. A diversidade possibilita o contato com sotaques que dão às palavras entonações e pronúncias diferentes.
A experiência contribui para o aprendizado dos estudantes, já que proporciona uma exposição real às diferentes formas de se falar o idioma.
Outros artigos interessantes: