Já bastam os códigos de desbloqueio e autenticação no smartphone, mas parece que a Google quer trazer mais uma camada de segurança para a Google Wallet. Desta vez, poderás ter de introduzir um PIN sempre que iniciares um pagamento “contactless” com o teu smartwatch.
Esta medida de segurança junta-se a outras que a Google implementou recentemente. Primeiro, foi adicionada uma camada extra de verificação para pagamentos de transportes públicos e, depois, os utilizadores de Android passaram a ter de reautenticar a sua identidade na Wallet a cada três minutos, mesmo que o telemóvel estivesse em uso. Agora, esta mudança pode estar a chegar também aos relógios inteligentes com Wear OS.
Pagar com o smartwatch? Um PIN a mais é um empecilho
A notícia surgiu no Reddit através de um utilizador que viu o seu smartwatch Wear OS pedir o PIN para concluir um pagamento sem contacto. Convém lembrar que os smartwatches com Wear OS, incluindo a linha Pixel Watch, já pedem um código para configurar a Google Wallet e obrigam a uma nova autenticação sempre que o relógio é retirado do pulso. Ou seja, introduzir um PIN diretamente no ecrã do relógio a cada pagamento parece desnecessário e até contraproducente.
Um dos utilizadores que confirmou esta mudança reside na Ásia, mas outros utilizadores garantem que também este é um processo recente no Google Wallet para Wear OS. Há cerca de três minutos para re-autenticar a identidade na Wallet em smartphones Android, portanto, a Google pode ter aplicado esta mesma restrição a smartwatches.
Erro de programação?
É estranho que o Google Wallet em relógios peça esta autenticação, ainda mais porque é preciso abrir a aplicação de forma manual, seja através de atalhos personalizáveis ou ao pressionar o botão do relógio. A Google ainda não confirmou que esta seja uma nova funcionalidade, e o seu site nem menciona alterações para “smartwatches”.
Sendo assim, a introdução de um PIN neste processo parece complicar desnecessariamente algo que foi desenhado para ser rápido e prático. Se isto vier mesmo a confirmar-se, usar o relógio para efetuar pagamentos pode acabar por ser mais moroso do que sacar do cartão da tua carteira!
Outros artigos interessantes: