A DJI, a marca que domina o mundo dos drones, acaba de lançar as suas primeiras centrais de energia (ou power stations, para os mais tecnológicos) — e trazem uma novidade que vai entusiasmar muitos utilizadores. As novas Power 1000 e Power 500 têm uma porta exclusiva, chamada SDC Smart DC. Esta porta é muito versátil, podendo ser usada para carregar baterias, ligar acessórios e até recarregar a central com painéis solares.
Mas vamos por partes: o que é que estas centrais de energia têm para oferecer, afinal? A Power 1000 e a Power 500 usam baterias LFP, uma tecnologia que é mais segura e duradoura do que a que encontramos na maioria destes dispositivos. Além disso, se a rede elétrica falhar, estas centrais garantem que os equipamentos mais sensíveis não ficam sem energia, fazendo a transição de forma praticamente imediata. Infelizmente, as centrais não têm uma aplicação para smartphone, algo que é bem comum noutros dispositivos deste género.
A estrela da companhia: a porta SDC
Como dissemos, a porta SDC é o que destaca a Power 1000 e a Power 500 da concorrência. Ela serve tanto para entrada como para saída de energia, mas precisarás de alguns cabos específicos para a usar. Por exemplo, se quiseres carregar a bateria do teu drone DJI a grande velocidade, precisarás de comprar um cabo especial para esse efeito, compatível com a série do teu drone. No entanto, a porta SDC também te permite recarregar a central de energia com painéis solares (desde que compres os adaptadores necessários) ou com a bateria do teu carro. É um sistema um pouco modular, mas que te permite personalizar a experiência.
Um destaque para as grandes produções: a DJI Power 1000
A DJI Power 1000 é o topo de gama, uma super central de energia com mais portas, mais potência e mais capacidade. Conta com não uma, mas duas portas SDC (uma normal e outra “Lite”), duas portas USB-C de alta potência (140W cada), e consegue entregar até 2200W num equipamento ligado à corrente (ou 2400W na versão europeia). Isto já dá para alimentar quase tudo o que precises, seja num set de filmagens ou num acampamento de luxo! A Power 1000 consegue ser totalmente carregada em apenas 70 minutos, ou num modo mais silencioso (e mais lento). Contudo, pesa cerca de 13kg, por isso não vais querer andar muito com ela às costas.
Opção mais acessível, mas igualmente potente: a DJI Power 500
Esta central é mais pequena, com cerca de metade da capacidade da Power 1000. No entanto, mantém uma excelente lista de funcionalidades, com destaque para uma porta SDC Lite, duas portas USB-C (de 100W cada) e uma potência de saída de 1000W em corrente alternada. A DJI Power 500 pode ser recarregada em pouco mais de uma hora e é muito mais portátil: pesa apenas 7.3kg.
No fim de contas, a aposta da DJI nas centrais de energia parece bem conseguida. O preço destas estações é competitivo para o que oferecem, e a versatilidade da porta SDC é um ponto muito positivo, principalmente para quem já tem drones e outros produtos da marca. Resta ver se os adaptadores não encarecem demasiado a solução…
Outros artigos interessantes: