Tenha um guarda-roupa versátil que desafia as estações e une moda com praticidade em qualquer clima
Quando as temperaturas mudam, é normal arrumar o guarda-roupa e puxar para a frente as roupas mais adequadas para o novo clima. No entanto, com a tendência minimalista em alta e a preocupação em aproveitar melhor cada peça, já existe o interesse em usar as mesmas roupas o ano todo.
Um tênis de lã merino garante os pés quentinhos no inverno, mas no verão também combina com um look com bermuda. Ou seja, basta saber combinar que você vai usar muito aquela roupa ou aquele calçado.
Então, é possível usar uma peça de verão no inverno e o inverso também é válido? A resposta é sim! Basta apenas pensar em roupas estratégicas e complementar o visual conforme as temperaturas. Confira as dicas!
Cropped é bem-vindo no inverno
O cropped é uma das peças mais versáteis quando se fala nas mudanças climáticas. No verão, ele é superfresquinho e combina com shorts, saias e calças mais leves.
Por outro lado, no inverno, a ideia é trabalhar com a sobreposição. Você coloca o cropped por baixo, acompanhado de uma calça jeans ou de outro tecido mais grosso, e joga uma camisa de manga longa por cima. O blazer também complementa bem esse visual.
Moletinho pode aparecer no verão
O moletinho é um tecido bem parecido com o moletom, porém, mais leve, então é ótimo para usar no verão. Caso queira levar a peça para as outras estações, invista em casacos e blusas de moletinho, que podem ser colocados por cima da camiseta e por baixo de um casaco mais grosso.
Para o verão, vale ter em casa calças de moletinho que são facilmente combinadas com croppeds, regatas e até as camisetas mais clássicas.
Camisa de botão nunca falha
A camisa é uma peça que transita facilmente pelo verão e pelo inverno, por isso vale ter em casa modelos de manga curta e longa. No segundo caso, você pode usá-la como terceira peça nos dias mais quentes, apenas jogada por cima. Já no inverno, vale vestir da forma tradicional, com os botões fechados.
Quem prefere o modelo de manga curta, no inverno, pode colocar um blazer ou casaco mais grosso por cima, para não passar frio.
Saias e vestidos ornam com a meia-calça
As saias e os vestidos que te acompanharam ao longo da estação mais quente não precisam ir para o fundo do armário. Os vestidos podem ser usados com um blazer por cima e até com camiseta manga longa por baixo, no caso dos de alcinha.
Agora, a grande aliada na estação mais fria será a meia-calça. Tenha no armário aquelas de fio mais grosso, ideal para os dias bem gelados, e outras mais leves, para temperaturas amenas. Para finalizar o look, aposte em botas ou tênis botinha, caso seja algo mais casual.
Blazer e calça jeans são para o ano todo
Dois itens que não podem faltar no guarda-roupa e te acompanham em todas as estações são a calça jeans e o blazer. A primeira permite criar vários looks fresquinhos com cropped e regatas. Já no inverno, ela orna com camisa, camiseta manga longa e moletom.
No caso do blazer, no verão, ele funciona como terceira peça e, no inverno, complementa o visual e ajuda a proteger do frio.
Cardigãs e tecidos respiráveis precisam estar presentes
Os cardigãs e as peças de tecidos respiráveis também devem fazer parte deste guarda-roupa versátil. Em dias de clima ameno, podem ser jogados por cima, já no frio, são ótimos para colocar por baixo de casacos mais grossos.
Uma blusa de linho também é uma boa escolha, já que está na lista de tecidos leves, e não precisa ter mangas. A regata de linho com um cardigã por cima forma uma ótima dupla para o inverno.
Outros artigos interessantes: