O documentário “Carne: A Pegada Insustentável”, do eurodeputado Francisco Guerreiro e do realizador Hugo de Almeida, marcou presença na edição deste ano do Frankfurt Indie Stars Film Festival, onde foi distinguido com o prémio de “Melhor Documentário”.
Este reconhecimento internacional junta-se à nomeação para melhor filme português do ano no Fantasporto 2024, e agora, o filme torna-se acessível ao grande público através da plataforma de streaming WaterBear, a partir das 16h00 de hoje, dia 18 de abril.
Após ter sido selecionado para a competição de melhor filme português no Fantasporto, a obra que aborda a urgência de uma mudança nos padrões alimentares para uma dieta à base de plantas, foi recebida com grande entusiasmo pela crítica internacional no ‘Frankfurt Indie Stars’. Este festival dedicado ao cinema independente celebra a criatividade e ousadia de cineastas de todo o mundo, reconhecendo o trabalho de “Carne: A Pegada Insustentável” como um marco no género documental.
“Este prémio internacional demonstra que é possível criar conteúdos de qualidade com orçamentos reduzidos”, afirma o eurodeputado e produtor Francisco Guerreiro. “A chave para o sucesso reside na união de uma causa nobre com a mestria de Hugo de Almeida na arte de contar histórias. Este reconhecimento é uma honra para toda a equipa, mas o nosso principal objetivo é que o documentário alcance o máximo de pessoas possível e contribua para a consciencialização sobre a importância de uma alimentação sustentável.”
O documentário teve a sua estreia mundial em Lisboa no dia 25 de novembro de 2023, em sessões privadas de exibição. A partir de hoje, dia 18 de abril, estará disponível gratuitamente na plataforma WaterBear, permitindo que qualquer pessoa interessada possa assistir ao filme na sua íntegra.
“Carne: A Pegada Insustentável”: uma chamado à ação
“O principal objetivo deste documentário é envolver a sociedade civil em temas cruciais para a sobrevivência dos animais, do planeta e da humanidade”, explica o realizador Hugo de Almeida. “Criámos um conteúdo acessível e cativante que retrata a realidade da produção de carne na Europa, incluindo em Portugal. A WaterBear é a plataforma ideal para alcançarmos um público global e amplificarmos a nossa mensagem.”
“Carne: A Pegada Insustentável” é o primeiro documentário português a abordar a necessidade de uma mudança radical nos hábitos alimentares da população mundial, defendendo uma dieta à base de plantas em detrimento do consumo excessivo de carne. Filmado em Portugal, Líbano, Reino Unido, França e Bélgica, o filme apresenta mais de 20 entrevistas a especialistas nacionais e internacionais, além de pessoas que adotaram uma alimentação plant-based. Entre os entrevistados encontram-se o biólogo e escritor George Monbiot, o professor Gabriel Mateus e os fundadores do santuário animal Quinta das Águias, Ivone e Joep Ingen Housz.
Para mais informações sobre o documentário, visite o site oficial.
Outros artigos interessantes: